Chuva de meteoros Oriônidas começa nesta sexta-feira e ser vista em todo Brasil

Entre a noite desta sexta-feira (20) até a próxima terça-feira (24), será possível avistar a chuva de meteoros Oriônidas. O pico do evento celestial deve ser na madrugada de domingo (22), com uma grande quantidade de meteoros por cerca de 45 minutos antes do amanhecer.

A chuva de Oriônidas ocorre quando a Terra passa por uma região com altas concentrações de detritos oriundos do cometa Halley. O cometa é visível a partir da Terra a cada 75 anos e sua última “apresentação” se deu em 1986.

Na região Norte, devem ser vistos de 20 a 35 meteoros por hora no pico da chuva. Imagem: Reprodução

Segundo o astrônomo Gabriel Hickel, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei-MG), o fenômeno poderá ser visto de todo o Brasil. Ele informa que as regiões Norte e Nordeste do país devem ter cerca de 20 a 35 meteoros por hora no pico da chuva. Já nas regiões Centro-Oeste e Sudeste deverão ser de 16 a 27. Na região Sul o número será o menor, com máximo de 12 a 23 meteoros por hora.

Ainda de acordo com Hickel, a melhor posição para ver os meteoros é deitado. “O ideal é olhar para o céu por pelo menos 1 hora para ver um número razoável de meteoros. A Lua, diz Hickel, estará crescente e não irá atrapalhar a observação”, disse Gabriel.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost