Aulas dos cursos de história e geografia da Ufac deverão começar no mês de abril em Sena

cursossenaeducação

O prefeito Mano Rufino (PR) recebeu na manhã de hoje (4) a visita do diretor de apoio à interiorização e programas especiais da Ufac, professor José Alves, com quem tratou alguns detalhes sobre os cursos de história e geografia que estão sendo implantados no município.

Pela projeção da Ufac, as aulas deverão começar no mês de abril, já que no dia 13 de março será divulgado o resultado final do processo seletivo com os nomes dos 100 alunos que ingressarão nos cursos.

cursossena

Além de falar sobre este assunto, o professor José Alves ateve-se, ainda, ao trabalho de reforma que foi realizado no núcleo da Ufac em Sena, cuja inauguração também deverá ocorrer no mês de abril.

Demonstrando contentamento, o prefeito Mano Rufino disse se tratar de uma grande conquista para Sena Madureira, uma vez que há alguns anos não vinham acontecendo cursos regulares no município.

“O professor José Alves nos repassou hoje uma excelente informação. Ganha com isso, a nossa comunidade, principalmente os nossos estudantes, já que muitos deles não têm condições de ir para Rio Branco cursar uma faculdade. A implantação dos cursos foi uma luta que envolveu muitas pessoas. Por isso, agradecemos o governo do Estado, a parceria com a Ufac, ex-deputado Henrique Afonso, enfim, a todos que se empenharam nesse propósito. Vamos continuar lutando para que outros cursos sejam implantados”, comentou o prefeito.

A professora Valcione Rocha, nova coordenadora do núcleo da Ufac no município também participou da reunião.

Cem vagas

Para os cursos de nível superior em história e geografia foram disponibilizadas 100 vagas, sendo 50 vagas para cada um. O processo seletivo – uma espécie de vestibular – já foi realizado e o resultado da primeira etapa já foi divulgado oficialmente.
Agora, resta o resultado da segunda etapa (a nota da redação) para que as vagas sejam definidas.

Ex-deputado destinou emenda para concretizar a implantação dos cursos

A implantação de cursos de nível superior nas cidades do interior não depende unicamente da sensibilidade da Universidade Federal do Acre (Ufac). É necessário, prioritariamente, existir recursos para custear os cursos.
Nesse sentido, o ex-deputado federal Henrique Afonso (PV) teve um papel determinante para que Sena Madureira fosse contemplada. Através de emenda parlamentar, Henrique Afonso destinou R$ 1,550 milhão para que a Ufac expandisse as duas licenciaturas a Sena Madureira e também reformasse o seu núcleo.

“Quando estivemos reunidos em Rio Branco, representantes da Ufac foram categóricos, afirmando que os cursos só viriam para Sena Madureira se tivesse o recurso necessário. Graças a Deus, o ex-deputado Henrique Afonso nos ajudou nesse sentido e Sena Madureira volta a ter cursos regulares no núcleo da Ufac”, comentou o professor Hermano Filho (PCdoB), vice-prefeito de Sena.

As aulas do curso de geografia serão realizadas no período da manhã. Já o curso de história será aplicado no período noturno.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost