Sena: blitz educativa encerra campanha alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual

abusosexualsenacriança

A Prefeitura de Sena Madureira, por intermédio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e com o apoio de demais secretarias do município encerrou na tarde desta segunda-feira, 18, a programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes que tinha sido iniciada na semana passada. Na data de hoje foi realizada uma Blitz educativa com a distribuição de material informativo alertando para o problema.

abusosexualsena

Segundo dados do Creas, no ano passado foram registrados em Sena Madureira 18 casos de Abuso Sexual, praticados geralmente por pessoas do seio familiar (Padrastos, tios, dentre outros).

Há uma diferença entre Abuso e Exploração Sexual. Abuso é a utilização do corpo de uma criança ou adolescente, por um adulto ou adolescente, para a prática de qualquer ato de natureza sexual. Já a exploração caracteriza-se pela utilização de crianças e adolescentes com a intenção do lucro ou troca, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. A exploração sexual ocorre de quatro formas: Em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.

A coordenadora do Creas em Sena Madureira, Emanuelle Cunha, destaca a importância da participação da comunidade no combate a essa prática. “A meta principal da campanha é mobilizar a comunidade e convocá-la para o engajamento pelos direitos das crianças e adolescentes. Muitas pessoas ainda resistem em denunciar os agressores, por isso, pedimos à sociedade que nos ajude, façam denúncias. Esse é um tipo de crime que traumatiza as crianças, causando seqüelas para a vida toda. Aqui em Sena, o Creas está situado à Rua Cunha Vasconcelos. Nossa equipe está de prontidão para atender da melhor forma possível”, salientou.

abusosexualsena2

A secretária de cidadania e assistência social de Sena Madureira, Simone Matos, também esteve presente na mobilização e reforçou o alerta para o combate a essa prática criminosa. “A campanha que conta com o apoio da Prefeitura teve inicio na semana passada. Hoje é o dia nacional de combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes, mas não devemos esquecer que esse combate precisa ser feito todos os dias, por isso, a participação da comunidade é de fundamental importância”, mencionou.

18 de maio

Nesse dia, em 1973, a menina Iraceli de Vitória (Espírito Santo), foi seqüestrada, espancada, estuprada e assassinada numa orgia imensurável. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado. Os agressores jamais foram punidos.

Por conta disso, foi criado através de uma Lei Federal o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração contra Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost