24 de abril de 2024

Quem combate o financiamento empresarial a políticos e campanhas faz a opção por algo melhor

Reforma em discussão

Quem combate o financiamento empresarial a políticos e campanhas faz a opção por algo melhor. Mas a reforma política aprovada, com o texto atual, se não for alterada no Senado, porá fim à campanha eleitoral. Esquartejaram o tempo do horário político e encurtaram o tempo que o candidato terá para pedir votos e se apresentar como alternativa.

*Há quem acredite que só será eleito quem for muito rico. Pastor que tem igreja; policial que tem sua corporação para apoio irrestrito; até personalidades (artistas e jogadores de futebol).

Golpe

Pelo sim, pelo não, acaba com a possibilidade de suspender cotas do Fundo Partidário em caso de desaprovação das contas partidárias.

* Esta é, hoje, a principal sanção aplicada pela Justiça Eleitoral

Conjuntura

Com os constantes escândalos noticiados nacionalmente, aliado ao atual descrédito da classe política, o eleitor tende a ser mais crítico e cético, buscando um candidato diferente do “político tradicional”. É o que vem por aí na antevéspera da campanha.

*O perfil gerencial e realizador, mais técnico do que político, refletido em uma candidatura nova e um candidato novo, sem histórico de ligações às velhas práticas, sairá na frente dos adversários.

Ressalva

O “novo”, neste caso, vai muito além da idade. O que conta são as atitudes, a forma de apresentação ao eleitorado, a mentalidade diferenciada no modo de ser e fazer política.

Remember

Há 60 anos, quando José Sarney se candidatou pela primeira vez a deputado no estado do Maranhão, seu tema principal já era a “mudança”. Uma bandeira repetidamente utilizada desde então. No Acre, então, isso deu foi nojo.

*Não se trata, portanto, de uma mudança populista ou somente no discurso, mas que represente modernidade, identificação com os anseios do eleitorado, conhecimento dos problemas e apresentação de soluções reais. O eleitor almeja fazer parte desse processo. Ele quer ser ouvido. Trata-se de uma equação que não é solucionada por meio de um simples slogan.

É evidente que cada disputa é única e diferente. Porém quatro fatores são fundamentais para uma campanha ser vitoriosa, de acordo com os consultores de marketink político que já começam a bamburrar na grana.. Vamos lá:

Candidato sem boas propostas estará fora do jogo. Sem campo político forte, com apoiadores que aglutinem a capacidade de reverberar o potencial da candidatura. idem. A campanha deve ter uma comunicação eficiente e estratégica, planejada para entender e atender as aspirações do eleitorado. Por último, é essencial estar afinado com a conjuntura, ou seja, representar o que a maioria deseja no momento histórico da disputa.

*É possível vencer com apenas dois ou três desses quatro fatores, mas não se ganha jamais com um ou nenhum deles. Pra imprimir dinamismo na campanha é preciso, também, deixar de lado o papo furado da futurologia. É o que o eleitor espera, é o que vem por aí.

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