26 de abril de 2024

Cinema nacional participa de eventos na França e nos EUA

O festival americano tem foco no cinema de gênero. O evento francês tem a América Latina como tema

O festival americano tem foco no cinema de gênero. O evento francês tem a América Latina como tema

Nos próximos dias, o Brasil marcará presença em dois eventos internacionais de cinema. Dois curtas e um longa-metragem brasileiros estarão na programação do Festival Biarritz Amérique Latine, na França, e três projetos nacionais participarão do Fantastic Fest, nos Estados Unidos.

Tanto os filmes que serão exibidos no país europeu quanto os que participarão do evento norte-americano foram contemplados pelo Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais.

Realizado desde 2005 em Austin, capital do estado do Texas, nos Estados Unidos, o Fantastic Fest é especializado em filmes de gênero, com foco em terror, fantasia e ficção científica. A edição 2015 começa nesta quinta-feira, 24 de setembro, e segue até o dia 26 (sábado).

Dentro da programação do evento, será realizado o Fantastic Market, rodada de negócios voltada para coproduções internacionais – com ênfase em realizadores da América Latina, Espanha, Portugal e cineastas latinos radicados nos Estados Unidos – com o objetivo de firmar parcerias e promover contatos com agentes de distribuição e venda de filmes. Desalmados, de Armando Fonseca e Raphael Borghi, O rastro, de João Caetano Feyer, e A noite amarela, de Ramon Porto Mota, participarão da atividade.

Com a proposta de divulgar a cultura da América Latina na cidade francesa que batiza o evento, o Festival de Biarritz chega em sua 24ª edição entre 28 de setembro e 4 de outubro. Além de filmes, o festival recebe encontros literários, exposições fotográficas e conferências universitárias.

O bom comportamento, de Eva Randolph, e Tarantula, de Aly Muritiba e Marja Calafange, participarão da competição de curtas-metragens. Aspirantes, de Ives Rosenfeld, está na competição de longas.

O Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais conta com três categorias de auxílio, dependendo da classificação de cada evento: apoio A – confecção de cópia legendada, envio de cópia e apoio financeiro; B – envio de cópia e apoio financeiro; C – envio de cópia.

As regras para a concessão do apoio estão dispostas no regulamento do programa. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected].

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost