26 de abril de 2024

Mostra leva filmes sobre direitos humanos a 14 estados

mostraCriado com o objetivo de incentivar, no ambiente acadêmico, o diálogo e a reflexão sobre questões ligadas à história brasileira, o Circuito Universitário de Cinema chega à sua segunda edição promovendo, até o final de outubro, sessões gratuitas de filmes nacionais de produção recente em universidades de 14 estados.

As exibições são sempre acompanhadas de debates, com a participação dos estudantes, de professores e sempre que possível, devido à disponibilidade na agenda, dos diretores e produtores dos filmes.

O objetivo do projeto é fomentar, no ambiente acadêmico, o diálogo e a reflexão sobre questões de importância nacional, despertando nos estudantes o interesse pela história do Brasil.

Para a segunda edição do Circuito – que conta com patrocínio da Petrobras – foi escolhido o tema direitos humanos. Serão exibidos três filmes lançados originalmente em 2014: À queima roupa, de Theresa Jessouron, A viagem de Yoani, de Raphael Bottino e Peppe Siffredi, e Sem pena, de Eugenio Pupo.

“Mais do que uma simples exibição de filme, a mostra é um espaço de ampla comunicabilidade, constituindo um eficaz instrumento de divulgação e multiplicação de mensagens. Acreditamos no poder de informação do cinema e, por isso, levamos a temática, nesta edição, dos direitos humanos”, disse a coordenadora Tatiana Maciel, do Instituto Cultura em Movimento, responsável pelo projeto.

À queima roupa apresenta um retrato da violência e da corrupção policial no Rio de Janeiro nos últimos 20 anos, tendo como ponto de partida a chacina de Vigário Geral (1993). A viagem de Yoani faz um relato da passagem da blogueira cubana Yoani Sanchez pelo Brasil, em 2013. Sem pena aborda o sistema prisional brasileiro.

O circuito passará por universidades nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Amazonas, Acre e Roraima.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost