22 de abril de 2024

Karezza é técnica que propõe sexo sem orgasmo; você toparia?

karezza-1439931848547_615x300Você já se imaginou fazendo sexo com o objetivo de não gozar? Essa é a ideia do Karezza, método que busca prolongar o ato sexual valorizando o afeto entre o casal, mas sem orgasmo. Carícias, sexo oral e penetração são permitidos, mas se sentir que está chegando “lá”, pare e recomece.

A técnica originou-se do tantra, prática hinduísta, e o termo foi cunhado pela obstetra norte-americana Alice Stockham, no final do século 19. A diferença entre as duas práticas sexuais, segundo o mestre Victor Lino, diretor da escola Prakriti Yoga, em São Paulo, é que, no tantra, os orgasmos são permitidos.

Karezza vem da palavra italiana “carezza”, que significa carícia e, apesar de antiga, não é muito conhecida no Brasil. “A população do Ocidente não consegue mudar o padrão de busca pelo orgasmo. O sexo, na maioria das vezes, serve como um tipo de descarga e, consequentemente, termina com o clímax”, afirma o psicólogo Oswaldo Martins Rodrigues Jr., terapeuta sexual e diretor do Inpasex (Instituto Paulista de Sexualidade).

Esse tipo de sexo não permite chegar ao ápice do prazer para evitar a exaustão corporal –e energética– e o fim do momento a dois rapidamente. “A busca pelo orgasmo virou uma obsessão. Em todos os lugares, é possível encontrar fórmulas para ‘chegar lá’. Nada contra uma rapidinha, mas ter disposição para surpreender e prolongar as sensações de prazer é algo que enriquece a relação e as descobertas sexuais”, declara a terapeuta sexual Margareth dos Reis.

Além disso, Rodrigues Jr. diz que, com o tempo, a prática pode ser grande aliada de homens que sofrem com a ejaculação precoce, por exemplo, e outras disfunções sexuais. “Técnicas semelhantes têm sido utilizadas nos últimos 60 anos para tratamento de modo a validar a ideia que o prazer não depende do orgasmo”, diz o especialista, alertando que ainda não existem estudos a respeito.

Qualquer casal pode praticar e é importante frisar que os adeptos do Karezza também podem ter relações com orgasmo –uma experiência não impede a outra. “Pares com vínculo afetivo aproveitarão mais esse tipo de experiência, que exige muita dedicação.

Toda e qualquer técnica erótica é positiva para um casal, mas confiança e igualdade de objetivos são requisitos básicos para a eficiência do método. Ambos precisam estar dispostos”, afirma Oswaldo Martins Rodrigues Jr., do Inpasex.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost