25 de abril de 2024

Stalkers por todo lado: um quarto das pessoas já invadiu Facebook alheio

Se você suspeita que alguém espia seu Facebook, talvez não seja só uma paranoia. Um estudo feito pela University of British Columbia, no Canadá, identificou que 24% dos entrevistados acessou a página de alguém na rede social sem permissão. Outros 21% disseram que já foram vítimas, ou seja, sabem que tiveram o perfil acessado.

Os especialistas chamam essa ação de “ataque social interno”, já que o invasor conhece a vítima e entra na conta por proximidade física do dispositivo (um celular, tablete, laptop…). Foram ouvidos 1.308 adultos que usam o Facebook nos Estados Unidos, e as motivações divididas em cinco categorias: diversão, curiosidade, inveja/ciúme, animosidade e utilidade.

As invasões não são novidade – você com certeza já viu posts estranhos de amigos, que pouco depois reapareceram para dizer que sua conta tinha sido invadida por alguém no trabalho ou em casa. Para alguns é uma brincadeira, mas em alguns casos a invasão é mantida em segredo e o assunto é um tabu, então os pesquisadores ressaltam que o número de invasões pode ser ainda maior.

Um tipo comum de ataque é o motivado por curiosidade ou ciúme/inveja. Nele, o autor busca mensagens privadas da vítima, que muitas vezes nem desconfia do acesso.

Para prevenir isso, vale usar aplicativos que exigem um código toda vez que são abertos, o que protege as informações mesmo quando o aparelho é deixado destravado. O leitor de digitais também pode ajudar isso.
Até lá, tome muito cuidado: pode ter alguém olhando seu Facebook por aí.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost