Menina de 3 anos descobre tumor cerebral e família pede ajuda para custear tratamento

A garota de 3 anos, Ághata Sophia da Silva Matos, descobriu ainda esse ano que possui um tumor cerebral acima do tronco encefálico e, junto com sua família pede ajuda na doação de recursos financeiros para as despesas que farão parte de sua saída para fora do estado, onde vai à tratamento.

Ághata tem 3 anos de idade/Foto: Reprodução

A mãe de Sophia, Antônia Oliveira, disse em entrevista concedida à ContilNet, que a menina até os dois anos de idade vivia uma vida comum, mas, em setembro do ano passado, quando chegou um dia do trabalho, notou que a filha sentia muita febre e vomitava.

Imediatamente, após identificar os sintomas, levou a criança para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). No caminho, Oliveira disse que Ághata teve 5 desmaios. Os médicos acreditavam que se tratava de uma infecção. No outro dia, quando já havia sido liberada pela equipe do Pronto Socorro, acordou com a parte esquerda do corpo paralisada e comprometida, além de fortes dores na cabeça.

A genitora disse que procurou um pediatra, que não conseguiu identificar o que estava ocorrendo e, em seguida, foi levada para um fisioterapeuta, que fez o encaminhamento para o neuropediatra. “Quando cheguei ao neuropediatra, ele pediu uma ressonância. Demoramos um pouco pra fazer, por conta do preço. Quando o exame foi feito e avaliado, descobrimos, um ano depois dos primeiros sinais, que Sophia tem um tumor no cérebro”, relatou.

Ághata e a mãe/Foto: Reprodução

A especialista informou à família que o tumor já havia tomado proporções consideráveis. Silva toma alguns medicamentos para evitar às fortes dores na cabeça, mas, Antônia afirma que tais paliativos, ocasionaram o surgimento de dores estomacais fortes e inchaços. “Quem viu minha filha antes da doença, não reconhece hoje, por conta do inchaço”, comentou.

Sophia tem complicações para andar, devido o abcesso ter atingido a região do cérebro responsável pela motricidade (conjunto de funções nervosas e musculares que permite os movimentos voluntários ou automáticos do corpo).

A família de Ághata já organizou alguns bingos e rifas para custear o tratamento/Foto: Reprodução

Não há dentro da literatura médica, de acordo com o especialista que atendeu Àghata, uma cirurgia que remova o tumor cerebral, por conta do comprometimento. Nesse caso, a menina foi encaminhada para o Hospital do Câncer de Barretos (SP), para o tratamento químico e radioterápico, tendo em vista que as máquinas do Hospital das Clínicas de Rio Branco não estão funcionando.

Em contato com o centro oncológico de São Paulo, a família foi avisada de que não há vagas no hospital e, pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD), aguarda a liberação de outro espaço para os cuidados da garota, fora do estado.

“Não sabemos, de fato, para onde Ághata irá e quanto tempo irá durar o tratamento. Estamos aflitos. As passagens serão custeadas, mas as estadias e outras despesas precisam ser sanadas”, informou.

Bingo para o tratamento de Ághata/Foto: Reprodução

Os amigos e familiares da Ághata estão organizando um bingo para ajudar no tratamento. Quem desejar contribuir, pode ligar nos números (68) 99932-6059 ou (68) 999690891.

Interessados também podem fazer depósito bancário ou transferência para a conta:
CAIXA ECONÔMICA – Agência: 0534/Operação: 013/Conta: 00130062-3/Nome: Àghata Sophia da Silva Matos.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost