26 de abril de 2024

Governo promete documentos em até 72 horas, mas acreanos esperam quase um mês por RG

No dia 13 de janeiro deste ano, o Governo do Acre, por meio de sua assessoria, informou à população acreana sobre a retomada do serviço de emissão e entrega da carteira de identidade.

A contratação de uma nova empresa que ficara responsável pela confecção dos documentos, traria uma qualidade maior às impressões, a dificultação de possíveis fraudes, além de uma maior agilidade no processo de emissão do documento, que acordo com o anúncio do Governo ficaria pronto em até 72 horas após a entrada do pedido.

No entanto, após quase dois meses da implantação da nova empresa, a realidade encontrada pelos acreanos que se dirigem a Organização das Centrais de Atendimento (OCA) é bem diferente do prometido.

OCA teria prometido emitir carteiras em até 72 horas /Foto: Alexandre Noronha/Secom

Leitores procuraram a redação da ContilNet para relatar a experiência nada agradável que passaram durante o pedido da emissão da carteira de identidade. De acordo com os denunciantes, o problema já começa no tempo de espera para ser atendido que pode durar quase um dia inteiro de muita dor de cabeça.

A partir daí, o pedido de emissão do documento é realizado e o munícipe recebe a “agradável” notícia que o documento estará impresso e à disposição após trinta dias.

“Passei praticamente um dia inteiro na OCA, cheguei às 9 da manhã e sai de lá mais de 16 horas. Primeiro eles disseram 72 horas, agora já são 30 dias? Pelo amor de Deus, vão mentir assim lá pra longe. Se não vão conseguir atender a demanda porque tinha muito documento atolado lá ainda esperando para sair, que não prometessem um prazo que não podem cumprir”, reclamou uma das denunciante.

O OUTRO LADO

Em contato com a assessoria responsável pelo serviço, a reportagem da ContilNet apurou que o problema com os prazos para emissão do RG se dá pelo fato de que milhões de dados ainda estão sendo repassados para a nova empresa que assumiu o serviço e que muitas das informações, inclusive, estariam incompletas.

O assessor reforçou a eficiência do novo sistema, que, de acordo com ele, após estar em sua plenitude e atualizado, deve conseguir reduzir os prazos de emissão para até 48 horas, fenômeno que só deve ser percebido após os primeiros dias de março.

A assessoria ainda aproveitou para informar que casos com caráter de urgência estão sendo filtrados pelos responsáveis e recebendo uma atenção maior para que obtenham maior celeridade.

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