Diploma é sinônimo de recomeço para detento que concluiu ensino superior em Rio Branco

José Raimundo Rodrigues Nunes, de 50 anos, interno do Instituto de Administração Penitenciaria da Unidade do Quinari (UPQ), no Acre, colou grau em bacharel em Farmácia pela Faculdade Meta, na última quinta-feira (16).

Quando foi preso, o reeducando estava no último período do curso de farmácia, faltando apenas as últimas provas para se formar. Após a prisão decretada, colegas de sala procuraram o coordenador do curso de Farmácia, prof. Carin Hoffmeister, solicitando ajuda para o reeducando concluir sua formação.

Agora o reeducando é bacharel em Farmácia/Foto: reprodução

A faculdade atendeu à solicitação e encaminhou material para ele estudar e aplicou as provas que restavam, na qual o aluno foi aprovado. A cerimônia de colação de grau de José Raimundo foi realizada em uma da salas da administração do presídio onde ele cumpre pena em regime fechado.

Compareceram na solenidade a pedagoga do Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN), Raquel da Silva, a assistente social, Liliane Cavalcante e o diretor da UPQ, Glauber Feitoza. Seguindo o protocolo oficial, os representantes da Faculdade Meta estiveram presentes e declararam a abertura da cerimônia de José Raimundo.

A cerimônia ocorreu em uma sala do presídio/Foto: Ascom

Em seguida, o formando foi chamado para fazer o juramento tradicional e assinou o documento de colação de grau. Nas primeiras palavras do discurso, José Raimundo agradeceu o apoio da família, dos professores, da direção do presídio e da Fameta.

Segundo o diretor da unidade, Glauber Feitoza, a expectativa é que outros presos se espelhem no exemplo de José Raimundo. “Esperamos que mais internos se formem no ensino superior e que mais colações de grau como essa aconteçam daqui para frente”, ressaltou.

José assinou o documento de colação de grau/Foto: reprodução

Ainda em seu discurso, José defendeu que presos devem realizar trabalhos e estudar para voltar a conviver em sociedade. José Raimundo já tem planos para continuar os estudos. Além de concluir o curso de Farmácia, o objetivo agora é cursar uma pós-graduação relacionada à área. “Gosto de citar uma frase Mahatma Gandhi que diz ‘A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão’. É uma questão de consciência”, declarou.

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost