24 de abril de 2024

Incêndio na República Democrática do Congo destrói milhares de urnas antes de eleição presidencial

Um incêndio em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, destruiu milhares de urnas eleitorais nesta quinta-feira (13). Elas estavam armazenadas em um depósito e deveriam ser usadas na eleição presidencial marcada para 23 de dezembro.

O assessor da presidência Barnabe Kikaya Bin Karubi disse acreditar que o incêndio teve início criminoso. Segundo ele, o fogo consumiu 70% do equipamento que deveria ser usado na votação em Kinshasa. Na capital, moram mais de 15% da população do país.

Imagem de arquivo mostra modelos de urnas usadas na República Democrática do Congo/Foto: Robert Carrubba/File Photo/Reuters

Kikaya também afirmou que os policiais responsáveis por vigiar o depósito foram presos. O chefe de polícia de Kinshasa afirmou que peritos estão no local para investigar o incêndio.

O assessor afirmou, ainda, que os preparativos para a votação continuam, e disse que urnas eletrônicas usadas em outras regiões serão solicitadas para a capital. Esta eleição é vista como a possível primeira transferência de poder pacífica do país.

A votação para substituir o atual presidente Joseph Kabila, no cargo desde 2001, deveria ter acontecido em 2016, mas tem sido adiada repetidamente devido a problemas logísticos e de segurança.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost