Filha de Chico Mendes chama Salles de ‘ministro da mineração’ e defende legado do pai

Mais um capítulo na polêmica Ricardo Salles, ministro, e o acreano Chico Mendes. Filha do líder seringueiro Chico Mendes (1944-1988), a ativista Angela Mendes rebateu, em entrevista à Folha, os comentários do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que afirmou que não conhecia o extrativista e que era irrelevante debater sobre ele.

“O Chico deixou um legado de coisas vivas: de floresta preservada, de territórios produtivos, com pessoas lá dentro”, afirmou. Aos 48 anos, a filha de Chico acusa o agronegócio de denegrir a imagem de seu pai, e defende o modelo de conservação criado a partir de sua luta.

Chico Mendes/Foto: Reprodução

Chico foi assassinado a tiros na porta de sua casa no Acre e ficou conhecido internacionalmente por suas lutas. “Ele [o ministro] conhece a história de Chico Mendes, mas trata com menosprezo, e minimiza o papel do Chico porque precisa disso. Ele precisa aparecer e defender o lado dele. E o lado dele é esse: do agronegócio, dos grandes empreendimentos. Ele não está nem aí para a questão do meio ambiente, da preservação da Amazônia, na qual nunca tinha nem estado. É um ministro que não deveria estar ocupando o cargo que está. Eu me senti indignada, como brasileira e como filha do Chico, como alguém que acompanhou a história dele”, diz a filha de Chico em um trecho.

Veja a reportagem completa clicando AQUI.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Filha de Chico Mendes chama Salles de ‘ministro da mineração’ e defende legado do pai