Senador Marcio Bittar é escolhido vice-presidente do Parlasul

O senador Marcio Bittar (MDB) deve ocupar uma das duas vice-Presidências do Parlamento do Mercosul (Parlasul). A segunda vaga coube ao deputado Celso Russomanno (Republicano/SP). No cargo de presidente, o escolhido foi o senador Nelsinho Trad (PSD-MS). A escolha foi feita pela representação brasileira no Parlamento nesta quarta-feira.

O Parlasul é o órgão democrático e legislativo da representação civil dos povos dos Estados Partes do Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Bittar, que já era membro junto com a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), vai representar o Brasil e o Acre na instituição pelos próximos quatro anos.

Bittar explicou que o Parlasul tem por objetivo referendar os acordos diversos firmados entre os países membros, transformando-os em leis que os unifique em toda a região do Mercosul.

“Temos como exemplo disso as questões de trânsito, onde se pretende que as legislações pertinentes sejam comuns a todos os países. Também se defende que as cargas tributárias sejam pactuadas entre os parceiros”, explicou Bittar. “Ser escolhido vice-presidente do Parlasul, para mim, é uma homenagem que eu estendo para o Acre”, ressaltou.

O senador acreano lembrou, ainda, que a instituição tem um fundo financeiro que disponibiliza recursos para obras estruturantes que integrem a região. Ele espera, com isso, que o Brasil se volte para os seus vizinhos mais próximos.

“O Brasil é um gigante voltado para o Atlântico, e os irmãos encostados no Brasil voltados para o Pacífico. A ideia é que todos se virem de frente uns para os outros promovendo a integração do Mercosul.”

O Parlasul foi constituído em dezembro de 2006. Sua primeira sessão foi realizada em sete de maio de 2007. Sua sede está localizada na cidade de Montevidéu, no Uruguai. Sua constituição é composta por 139 parlamentares, os quais se dividem por país segundo a proporção populacional. A composição final das bancadas está condicionada à realização de eleições diretas, que deverão observar a regulamentação do pleito em cada Estado.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost