Segunda onda persistente de Covid-19 no Amazonas pode ser alerta para todo país

Prenúncio dos grandes picos da Covid-19 no Brasil, o Amazonas está muito perto de enfrentar mais uma alta de casos e mortes pela doença no estado. O alerta foi feito por pesquisadores da Fiocruz Amazônia, que monitoram os novos casos por meio da plataforma InfoGripe.

Antes do alerta chegar às mãos da Defensoria Pública, do Ministério Público e de senadores da CPI da Pandemia, o temor de uma nova onda já mobilizava o governador do estado, Wilson Lima (PSC-AM). Em encontro com o ministro da saúde Marcelo Queiroga, ele avisou que está expandindo a rede de leitos para Covid-19 no interior do estado para evitar que as cenas de colapso vistas antes se repitam.

Neste episódio do E Tem Mais, Monalisa Perrone conversa com Marcelo Gomes, pesquisador da Fiocruz-AM e coordenador da plataforma InfoGripe, para entender o recrudescimento da pandemia no Amazonas. Os dados da plataforma indicam um aumento constante de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em todo o estado nas últimas três semanas. “E já partindo de um patamar que é similar ao de novembro do ano passado. Ou seja, não conseguimos sequer reduzir ao menor nível de 2020 e já estamos com esse sinal de retomada”, afirma o pesquisador.

Monalisa também ouve o infectologista Julio Croda, que explica se essa segunda onda persistente observada em Manaus pode se repetir no restante do país.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost