27 de abril de 2024

7 alimentos que parecem saudáveis, mas sabotam sua dieta

Se você está seguindo uma dieta, é provável que tenha feito algumas substituições na sua alimentação.

Provavelmente, você trocou os sanduíches e massas por opções saudáveis, ou até por algo com baixo teor de gordura. Mas, cuidado! Alguns alimentos podem enganar e sabotar seu esforço para emagrecer.

“Com enormes placas no final de cada corredor, dizendo exatamente porque os produtos mais recentes mudarão sua saúde, é fácil cair em armadilhas e gastar uma fortuna em alimentos ‘saudáveis’ que não são tão saudáveis”, explicou o médico e autor do best seller Fast 800, Michael Mosley, ao The Sun.

Ao veículo britânico, o especialista separou sete alimentos (ou formas de preparo) que possuem fama de “bonzinhos”, porém, só camuflam o mal que podem fazer:

Margarina

Apesar de existirem alguns estudos que indicam a margarina como uma opção menos gordurosa que a manteiga, é preciso analisar essa máxima com cautela.

“A margarina é processada e feita a partir de óleo vegetal. Como ele se torna líquido à temperatura ambiente, ocorre um processo chamado hidrogenação, que resulta na criação de gordura trans. As gorduras trans devem ser evitadas sempre que possível, pois há uma abundância de evidências científicas ligando o aumento da ingestão com inflamação, doença cardíaca, derrame e colesterol baixo”, disse o médico ao The Sun.

A manteiga, por sua vez, apresenta uma “gordura saudável”, já que é um alimento natural integral, feito a partir do creme de leite. A ideia não é abusar do uso. Uma pequena quantidade diária, no entanto, não é maléfica.

Produtos com baixo teor de gordura

Não basta só olhar os níveis de gordura no alimento ou no produto que você está comprando. Geralmente, itens com baixo teor de gordura têm menos nutrientes e um exagero na quantidade de aditivos, como o açúcar.

Mingau com sabor

Alguns mingaus passam despercebidos quanto à quantidade de açúcar, principalmente se eles tiverem ingredientes que deixem sua composição mais saborosa. O ideal é comprar a aveia natural ou pura e prepará-la com água ou leite integral. Apenas isso já é suficiente para um bom café da manhã.

Molho de salada

Na intenção de incrementar a salada e deixá-la mais saborosa, você pode tornar algo que deveria ser saudável em um alimento cheio de açúcar e conservantes que te farão mal. A salada deve ser incrementada, explica Mosley, apenas com um fio de azeite, algumas gotas de limão e um bom vinagre balsâmico.

Alimentos veganos

Alguns alimentos com o título de vegano não são automaticamente saudáveis. Alguns deles podem ser ricos em gordura trans, açúcar e carboidratos simples. Mais uma vez, olho atento ao rótulo da embalagem. Um conselho é trocar refeições processadas por alimentos integrais saudáveis ​​com fontes de proteína, como o grão de bico.

Cerais matinais

Embora possa parecer que a opção por cereais saudáveis ​​e ricos em fibras possa ser mais saudável, alguns podem conter até 23g de açúcar por porção. O uso de granola pode ser um dos principais culpados, pois ela é rica em açúcares, carboidratos e calorias.

Alguns cereais podem ter até 23g de açúcar por porção

“Se gosta de granola ou cereal, verifique sempre os ingredientes e evite aqueles com frutos secos e gotas de chocolate. Ou, melhor ainda, faça o seu próprio e cubra com iogurte grego e frutos silvestres frescos”, acrescentou.

Vegetais fritos

Embora possam parecer nutritivos, a maioria deles é, na verdade, frito em óleo de girassol. Além disso, esses lanches são ricos em sal. A dica é dar preferência para vegetais crus.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost