O Acre aumentou em 44% o número de pessoas que caem em golpes na internet. Isto quem diz é o relatório Raio-X da Fraude, feito pela consultoria Konduto e divulgado na última quinta-feira (03).
Segundo o relatório, o Acre saltou de 0,09% para 0,13%. Isto quer dizer que do total de transações comerciais feitas em 2021, pelo menos 0,13% dos acreanos foram vítimas de algum tipo de golpe.
Com relação à natureza destes golpes, o Raio-X da Fraude mostra que os golpistas estão usando os celulares como principais ferramentas para fazerem os crimes. Em 2021, por exemplo, 70,61% dos golpes foram feitos usando o celular.
Outro ponto observado pelo relatório é de que as tentativas de fraudes diminuem nos finais de semana. Consequentemente, de segunda a sexta-feira o volume de golpes se intensifica. Para a Konduto, os golpistas se comportam da mesma forma que os compradores. A média dos valores de golpes, por sua vez, foi orçada em R$321,77 em 2021.
“Isso só mostra que fraudar tem virado uma profissão cada vez mais organizada e estratégica. Se estamos em home office, o fraudador também está. Se compramos mais no horário comercial, o fraudador também compra. E claro, se passarmos a comprar mais em dispositivos móveis ao longo dos anos, o fraudador também está lá com o celular na palma da mão”, frisou.
Para conferir o balanço completo, clique aqui.