29.3 C
Rio Branco
17 agosto 2022 9:27 pm

Semana de 4 dias úteis pode virar realidade no Brasil; veja benefícios

É um dia a menos de estresse no trânsito, gastos com deslocamento e alimentação fora de casa, ampliando a percepção da qualidade de vida

POR METRÓPOLES

Última atualização em 25/07/2022 21:57

Já pensou trabalhar apenas quatro dias na semana e receber o salário integralmente? Pode parecer um sonho, mas esse modelo já é realidade em vários países. Empresas de países como Japão, Islândia e até Emirados Árabes Unidos adotam, há anos, o modelo de 32 horas de trabalho semanais. A redução, no entanto, voltou a ser discutida nos últimos meses por dois motivos.

Um deles foi a pandemia causada pela Covid-19. O período de isolamento social e consequentemente, o homeoffice, despertou algumas reflexões sobre como as pessoas trabalham.

Outro acontecimento responsável por reascender o debate sobre a redução da jornada de trabalho semanal ocorreu nos Estados Unidos: o fenômeno é conhecido como a “grande renúncia”, no qual cerca de 4,5 milhões de americanos saíram ou trocaram de emprego em 2021.

Segundo estudo da empresa de serviços financeiros americana Jefferies, desde novembro de 2021 cerca de 32% dos jovens entre 22 e 35 anos que se demitiram nos EUA teriam permanecido nas empresas caso tivessem recebido uma oferta de trabalho de quatro dias.

É PERMITIDA SUA REPRODUÇÃO PARCIAL COM O SITE CONTILNETNOTICIAS.COM.BR SENDO LINKADO E CITADO.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.