Pimenta: Bittar ouve celebridade acadêmica na CPI das ONGs nesta terça

Ianomami

A menos de um mês para ser encerrada, a CPI das ONGs vai ouvir nesta terça-feira (26), o antropólogo francês Bruce Albert, 71, autor de diversos livros sobre sua convivência de quase 50 anos entre os ianomâmi de Roraima. O senador acreano Marcio Bittar (União) é o relator da CPI, prevista para ser encerrada no dia 23 de outubro. De acordo com o requerimento para a convocação de Bruce Albert, o antropólogo deverá falar sobre a atuação das ONGs e OSCIP (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público) na Amazônia.

Pensamento

O requerimento para a convocação de Bruce Albert foi assinado pelo senador Doutor Hiram, eleito pelo PP de Roraima. Segundo o senador, Bruce Albert, é considerado um divulgador do pensamento Yanomami no mundo e é grande conhecedor das ações das ONGs que atuam na região e de suas deficiências. “Portanto, importante ouvi-lo nessa Comissão para compreendermos o funcionamento das entidades que lá estão”, justifica o senador.

Obras

Embora esteja no Brasil há quase cinco décadas, o antropólogo francês Bruce Albert ganhou popularidade após o lançamento em 2015 do livro “A Queda do Céu”, escrito em parceria com o líder e xamã ianomâmi Davi Kopenawa. Publicado pela Companhia de Letras, foi traduzido em sete idiomas e é considerado uma espécie de bíblia xamânica e marco da antropologia. Em 2023, Albert lançou “O Espírito da Floresta”, o segundo escrito com o amigo Davi Kopenawa.

Ana Toni

Por iniciativa do senador Márcio Bittar, a CPI das Ongs também vai ouvir nesta terça-feira (26), o depoimento de Ana Toni, secretária de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. De acordo com o requerimento, a secretária acumula a função com o cargo no Conselho Deliberativo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam). A CPI precisa apurar se não há conflito de interesses no caso em tela, bem como, o modo pelo qual a Secretária chegou ao cargo que ocupa. É necessário entender se o fato de pertencer a uma ONG contribuiu para que a convidada fosse indicada ao cargo”, argumenta Bittar.

Estado civil

Durante discurso nas comemorações pelo 119º aniversário de Sena Madureira nesta segunda-feira (25), o governador Gladson Cameli deixou escapar que está pensando em se casar, segundo o colunista social deste ContilNet, Douglas Richer. Em vídeo publicado em sua coluna, é possível ouvir o governador comentando sobre o casamento do prefeito Mazinho Serafim, que já dura 31 anos, para declarar que fez uma cirurgia reparadora porque está “procurando uma nova”. E com as mãos desenhou o corpo de uma mulher.

Protagonismo

Em 25 de janeiro passado, Gladson anunciou o fim de seu casamento com Ana Paula, irmã do deputado estadual Nicolau Júnior (PP), afilhado político do govenador. Eles foram casados por 15 anos. Em seu discurso em Sena Madureira, afora seu desejo de arranjar uma nova esposa, Gladson afirmou que é o momento de tocar o Acre para a frente neste momento em que o Estado está em protagonismo não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. “Quando se fala em floresta, acham que a Amazônia só pertence a dois estados e começa por aqui, por nós, que lutamos para ser brasileiro”.

Fertilidade

Preocupado com a produção agrícola no estado do Acre, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga, em parceria com gestor de novas tecnologias sustentáveis de Alagoas, Hudson Cavalcante, reuniu-se nesta sexta-feira (22) com representantes da empresa Brasil Fertilizantes, Alex Munaretto e Willy Schnepper, para tratar sobre uma nova tecnologia orgânica ferti-protetora que promete melhorar o manejo de pragas e doenças que causam danos às plantações no estado, além de repor nutrientes.

Parlasul

O senador Alan Rick (União) participou segunda-feira (25), da posse da nova representação brasileira no Parlasul (Parlamento do Mercosul) em Montevideo, capital do Uruguai. “Reafirmamos nosso compromisso de representar nosso povo e consolidar o processo de integração entre nossos países”, comentou Alan Rick. Segundo ele, sua agenda no Parlasul já conta com dois compromissos de luta: o fim da cobrança de roaming no uso de celulares em viagens pelo Mercosul e a regulamentação da validação de diplomas entre universidades do bloco.

Paz

A posse do novo vereador comunista Marivaldo Rodrigues na Câmara do Bujari é uma promessa da volta da paz ao Legislativo municipal, como ele próprio definiu. Marivaldo foi empossado na noite da última quinta-feira (21), na vaga do vereador Gilvan Souza, expulso do PC do B e cassado por agredir verbalmente a colega de parlamento, Eliane Rosita (PP), em janeiro deste ano. “Estou pronto para trabalhar. Tudo que for feito aqui vai ser feito com diálogo. Prometo aos senhores que não vai ter problema nenhum”, garantiu Marivaldo.

Tem lado

O deputado Edvaldo Magalhães (PC do B) participou da cerimônia de posse de Marivaldo no Bujari e comentou em suas redes sociais: “Marivaldo tem história, Marivaldo tem causa. Marivaldo sabe se relacionar com todos. Ele também é firme e tem posição. Tem lado na política e isso é muito importante. -Tem algumas coisas que a gente não abre mão. E o respeito às pessoas é uma delas. Eu fico muito feliz. Não quero olhar para trás porque acho que nós temos um bom quadro para construir o nosso futuro, a representação futura do nosso partido”.

Democracia

A vereadora Eliane Rosita (PP), vítima e pivô da cassação de Gilvan, disse lamentar o episódio. “Não é bom para a democracia que um vereador seja cassado, no entanto, estamos com a sensação do dever cumprido. Muitas vezes cumprir o dever não é fácil. Parabenizo o seu partido, o presidente ex-vereador Raimundinho, parabenizo a postura do deputado Edvaldo Magalhães, que abraçou a causa em defesa das mulheres como sendo uma causa apartidária, e é assim que deve ser”, argumentou.

Outubro Rosa

O presidente da Câmara do Bujari, James Mourão, em companhia da vereadora Aparecida Rocha (PP) esteve na Fundação Hospitalar do Acre (FUNDHACRE) para solicitar atendimento itinerante no município em alusão ao Outubro Rosa. O evento já ficou pré-agendado com a equipe da fundação que irá providenciar o evento que beneficiará as mulheres do município.

Gratidão

Em casa, depois de uma temporada fora do país, o secretário de Governo, Alysson Bestene, postou seu momento família no Instagram e comentou o resultado da reunião de sábado quando a cúpula municipal do Progressistas decidiu escolher o seu nome para disputar a Prefeitura de Rio Branco em 2024. “Sou grato a Deus pela oportunidade de ser escolhido como pré-candidato a prefeito de Rio Branco, pelo meu partido, o @progressistasacre”.

Parceiros

Alysson não esqueceu de ninguém: “Agradeço ao meu amigo e irmão, @gladsoncameli , parceiro de todas as horas, a nossa vice governadora @mailza.acre , e a nossa presidente, deputada federal @socorro_neri , e a todos os amigos Progressistas. Vamos seguir dialogando com verdade, humildade e ética, construindo um projeto que tenha como objetivo principal, garantir a melhoria de vida do nosso povo, assegurando mais dignidade e oportunidade para nossas famílias. Vamos juntos por uma Rio Branco melhor para todos!”, conclamou ele.

Govcast

O último Govcast gravado pelos jornalistas Elenilson Oliveira e Jefson Dourado com o secretário de Obras Públicas, Ítalo Lopes, foi ao ar na última quinta-feira (21), e ainda pode ser visto no Youtube e nas redes sociais da Secretaria de Comunicação do Estado. Ítalo fala sobre as ações e serviços do governo do Acre nos primeiros oito meses do segundo mandato da gestão de Gladson Cameli, como a construção de casas populares e o início de grandes obras e o investimento de R$ 108 milhões.

União

De acordo com Ítalo Lopes, a união entre os secretários de Estado, incluindo o gestor de Governo, Alysson Bestene, e de Saúde, Pedro Pascoal, resultam em contribuições “para levar benefícios à população”. Além disso, as cooperações têm se estendido à Polícia Militar e Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, entre outras instituições do Estado e prefeituras. “Estamos chegando em um nível de amadurecimento, para atuar em conjunto em determinada região, e isso tem trazido mais possibilidades para a gente superar os desafios”, destacou.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost