Médica acreana morre aos 43 anos após luta contra o câncer: “Dedicada e esforçada”

A notícia gerou forte comoção na cidade

Na manhã desta terça-feira (9), a médica acreana Ana Cátia Viana Franco, de 43 anos, faleceu no Hospital do Câncer em Rio Branco, vítima de câncer de mama. Ela é natural do município de Brasiléia. A notícia gerou forte comoção na cidade, onde a Prefeitura emitiu nota de solidariedade aos familiares.

Ana Cátia exerceu a função de enfermeira e depois concluiu o curso de Medicina, e chegou a atuar na área por um curto período em seu município de origem. Em suas redes sociais, a médica compartilhou em sua biografia que era residente em ginecologia e obstetrícia. O primo de Ana Cátia, o vereador Rogério Pontes, conversou com o site ContilNet e contou sobre o início da doença e um pouco da luta de sua prima.

O primo de Ana Cátia, o vereador Rogério Pontes, conversou com o site ContilNet na manhã desta terça/Foto cedida

“O início da doença começou com uns problemas de dor nos seios, na mama. Ela sempre foi uma menina muito dedicada e esforçada no trabalho, nos estudos, em tudo. É a caçula da família. E ela se dedicou a estudar, terminou os estudos dela, foi enfermeira primeiro e depois passou a ser médica, com CRM e tudo já, com muita luta dela e do esposo, que é um guerreiro. E apareceu essa doença na mama, no seio, e com muito cuidado ela se cuidou, se tratou e sempre vinha fazendo acompanhamento”.

A médica compartilhou em sua biografia que era residente em ginecologia e obstetrícia/Foto: Reprodução

“Parecia estar bem, entendeu? Mas no final deste ano ela teve uma recaída e isso resultou na sua ida para a UTI, e a família do lado, né? As irmãs, cunhada, o esposo, o ‘Paz’, que não se afastou do momento, cuidando, fazendo tudo que tinha que ser feito por ela. Eu não estive lá visitando ela, mas eu acompanhava pelos familiares. Sou primo legítimo. O esposo dela lutou incansavelmente. Me falaram que ele dormia dentro do carro, mas não saía de perto. Triste a luta, mas Deus achou melhor que a chamasse para estar do lado dele”, continuou.

Rogério ainda contou que a prima deixa um filho com o seu esposo, conhecido popularmente como ‘Paz’/Foto: Reprodução

“Começou no seio, uma doença meio leve, e mesmo com todo tratamento, todos os cuidados, ainda atingiu os outros órgãos. Essa doença acabou com a vida da minha prima Ana Cátia”, finalizou o vereador em entrevista ao ContilNet.

Rogério ainda contou que a prima deixa um filho com o seu esposo, conhecido popularmente como ‘Paz’. O esposo de Ana Cátia trabalhou por anos como taxista no município, porém abandonou o trabalho para se dedicar aos cuidados da saúde da esposa.

De acordo com o vereador, o velório da médica Ana Cátia vai acontecer na Câmara Municipal de Vereadores de Brasiléia. A família já aguarda a chegada do corpo para o velório no município. O sepultamento deve ocorrer no cemitério São João Batista.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost