19 de abril de 2024

“Precisamos de todos para vencer essa batalha”, diz secretário de saúde sobre a dengue em Sena

Unidades de saúde vem registrando alta procura no município

Ainda é considerada bastante preocupante a situação da dengue na cidade de Sena Madureira. Todos os dias há moradores procurando as unidades básicas de saúde bem como o hospital João Câncio Fernandes apresentando os sintomas da doença.

Nesta sexta-feira (12) em entrevista à imprensa, o secretário municipal de saúde de Sena Madureira, Donizete Fernandes, considerou que algumas ações estão sendo feitas pelo poder público, entretanto, é necessário o engajamento de todos os moradores para combater a proliferação do mosquito aedes aegypty.

ACS em combate contra a dengue|Foto: ASCOM

“Deflagramos o mutirão de limpeza nos bairros de Sena Madureira e estamos também com os agentes de endemias indo de casa em casa repassando orientações aos moradores. Porém, precisamos o apoio de todos para vencer essa batalha. Recomendamos aos moradores que mantenham seus quintais limpos e elimine qualquer local que possa se tornar um criadouro do mosquito da dengue”, frisou.

O aposentado Edgar Matos foi acometido pela dengue e confirma que a situação realmente é crítica. “Passei pelo menos quatro dias sem sair de casa, sentindo muitas dores e febre. É uma doença terrível”, relatou.

Unidades de saúde vem registrando alta procura no município| Foto: ContilNet

O setor de endemias de Sena também vem trabalhando com a borrifação. Todavia, para que o procedimento seja realizado é preciso que o caso tenha sido notificado nas unidades de saúde. “Não adianta o morador chegar dizendo que pegou dengue. É preciso que seja notificado o caso para que a borrifação aconteça”, adiantou João Verçosa, chefe do setor de endemias.

No hospital João Câncio Fernandes não há no presente momento morador internado com dengue. Contudo, nesta semana o pescador Jocivaldo Moraes foi encaminhado para Rio Branco após ser diagnosticado  com a doença e ainda está internado em fase de recuperação.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost