21 de abril de 2024

Como uma Inteligência Artificial conversa com humanos?

Confira a seguir como funciona essa inteligência e por que esse tipo de tecnologia deve se tornar cada vez mais popular

Reprodução

Seja em sites de serviços ou ainda nas mensagens diretas em redes sociais de marcas, não é incomum notar que diversas empresas são auxiliadas online por chats comandados por robôs que interagem com os clientes. Mas, como uma inteligência artificial conversa com humanos e gera respostas específicas para as demandas de quem está do outro lado da tela?

Indo na contramão das já tradicionais mensagens automáticas geradas pelos chatbots, a Inteligência Artificial Conversacional aparece para melhorar as interações entre humanos e máquinas de uma forma que atenda diferentes requisições. Isso ocorre porque a IA Conversacional vai muito além dos chatbots, já que consegue se assemelhar as interações humanas e, assim, pode ajudar os usuários de forma muito mais específica e aproximada.

Confira a seguir como funciona essa inteligência e por que esse tipo de tecnologia deve se tornar cada vez mais popular.

Como funciona a Inteligência Artificial Conversacional?

Imagem gráfica de chatbot

Como uma inteligência artificial conversa com humanos? Por meio da IA Conversacional! (Fonte: Getty Images/Reprodução)

A IA Conversacional opera por meio de uma aplicação que recebe dados de um ser humano e vai aprendendo a partir dessas interações. Isso costuma ser feito pela entrada de palavras faladas ou escritas.

Esta tecnologia opera a partir de três princípios tecnológicos:

  • Processamento de Linguagem Natural (PLN): técnica que possibilita que as máquinas entendam a linguagem humana. Isso acontece porque a mensagem é “quebrada” em partes menores para que a máquina aprenda o seu significado e consiga gerar uma resposta que faça sentido dentro de um contexto;
  • Aprendizado de Máquina (ML): técnica em que as máquinas aprendem por meio de algoritmos que analisam conversas anteriores, reconhecendo padrões e aprimorando as respostas;
  • Aprendizado Profundo (DL): subconjunto do ML, que treina redes neurais que passam a processar uma alta quantidade de dados. Aqui, os algoritmos identificam padrões e o contexto das conversas, gerando respostas mais personalizadas.

Qual a vantagem da Inteligência Artificial Conversacional?

chatbot ia

As conversas inteligentes agilizam processos e facilitam a interação com diferentes usuários. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Existe um movimento no mercado em que empresas estão concentrando seus investimentos em IA Conversacional ao invés dos chatbots mais convencionais. E a razão é bem simples: a IA Conversacional traz melhores resultados aos seus clientes, no que diz respeito à interação e atendimento às expectativas deles.

Basicamente, os chatbots são projetados para interagir com humanos a partir de um conjunto muito específico de parâmetros. Por conta disso, eles têm limitações para entender a linguagem natural e o contexto, e só conseguem responder se certos comandos ou palavras-chave forem acionados.

Por outro lado, a IA Conversacional apresenta uma tecnologia mais avançada. Ela consegue entender melhor a complexidade da conversação humana, fornecendo, assim, diálogos mais dinâmicos e em tempo real. Ela também aprende com as interações feitas no passado e segue aprimorando constantemente a sua compreensão da linguagem.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost