25 de maio de 2024

Vídeos mostram momento em que população sente tremor de terra em Nova York

Epicentro dos tremores foi a região próxima ao distrito de Lebanon, em Nova Jersey; não há grandes danos registrados até o momento

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que diversas pessoas percebem o momento em que um terremoto de magnitude 4,8 atinge a cidade de Nova York, nos Estados Unidos. O epicentro dos tremores, sentidos na manhã desta sexta-feira, foi a região próxima ao distrito de Lebanon, em Nova Jersey, 64 quilômetros a oeste da cidade de Nova York.

Vídeos mostram momentos em que população sente tremor de terra em Nova York — Foto: Reprodução

Em um dos registros publicados no X (antigo Twitter), um homem fazia uma live, quando percebeu que a terra começou a tremer, o que pode ser notado no vídeo.

Uma publicação do perfil oficial da liga americana de beisebol mostra o momento em que jogadores do New York Yankees treinavam, momento em que a câmera que registrava a atividade começa a balançar.

Um outro homem fazia um vídeo tocando violão no momento em que percebe o tremor.

Terremoto atinge Nova York

O evento sísmico sacudiu edifícios em toda a região da cidade pouco depois das 10h20, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, e o abalo foi sentido em cidades como Filadélfia e Boston. Vários aeroportos da Costa Leste emitiram paradas terrestres e interromperam o tráfego aéreo imediatamente.

A educadora ambiental Jocelyn Perez-Blanco, de 35 anos, estava plantando carvalhos na Ilha Randall quando seu telefone começou a vibrar. Seu marido mandou uma mensagem de seu apartamento em Astoria, no Queens, dizendo que sua coleção de estatuetas Funko Pop havia caído das prateleiras. Seu pai também mandou uma mensagem perguntando se ela estava bem. Depois, outros familiares.

— Meus irmãos estão me escrevendo, meu pai. Não tenho a menor ideia — disse ela em voz alta, olhando para o telefone: — Meu marido disse que nossos gatos estão pirando.

A bailarina brasileira Ingrid Silva também escreveu sobre o terremoto em seu perfil na rede X (antigo Twitter). “Nunca achei que viveria”, escreveu Ingrid, que diz ter sido retirada de um prédio devido aos tremores.

Governadora de Nova York alerta sobre terremoto

O Departamento de Polícia de Nova York disse não ter relatos imediatos de danos, mas sirenes puderam ser ouvidas por toda a cidade.

A governadora de Nova York usou as redes sociais para alertar sobre a ocorrência. “Minha equipe está avaliando impactos e eventuais danos que possam ter ocorrido e atualizaremos o público ao longo do dia”, escreveu Kathy Hochul.

Com que frequência Nova York tem terremotos?

A cidade de Nova Iorque pode não ser conhecida pela sua atividade sísmica, mas, na realidade, a área sofre numerosos pequenos terremotos todos os anos, de acordo com Thomas Pratt, pesquisador geofísico do Serviço Geológico dos EUA.

A maioria das pessoas não notaria um terremoto de magnitude 1,7, disse Pratt. Os terremotos geralmente começam em qualquer lugar entre 2,5 e 20 quilômetros de profundidade, explicou ele, e o terremoto do Queens se originou a cerca de cinco quilômetros de profundidade.

Embora a maioria dos terremotos no Nordeste passe despercebida, ao longo dos anos os nova-iorquinos sentiram vários terremotos. Um terremoto de magnitude 2,2 sacudiu partes de Nova York e Nova Jersey em maio do ano passado, e um terremoto de magnitude 3,6 abalou a cidade de Adams Center no mês anterior.

Em 2011, um terremoto de magnitude 5,8 na Virgínia levou à evacuação da Prefeitura e dos edifícios de escritórios do centro de Manhattan.

Qual foi o terremoto de maior intensidade já registrado em Nova York?

Os tremores mais significativos registrados na cidade de Nova York ocorreram em 1884, disse Pratt, quando um terremoto de magnitude 5,2 ressoou abaixo de Coney Island.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost