17 de junho de 2024

Cruzeiro do Sul terá equipamento de cateterismo: ‘Pacientes não precisarão vir até a capital’

Secretário de Saúde anuncia investimento visando melhorias no atendimento médico na região do Vale do Juruá, proporcionando acesso a procedimentos essenciais sem necessidade de deslocamento para a capital

O secretário de Saúde, Pedro Pascoal, durante entrevista exclusiva ao ContilNet nesta segunda-feira (10), anunciou uma novidade importante para a população do Vale do Juruá.

A cidade de Cruzeiro do Sul vai ganhar um equipamento de hemodinâmica, necessário para a realização de cateterismo, por exemplo. Com isso, a população que precisa desse procedimento, não precisará mais se deslocar até a capital Rio Branco.

O cateter serve para oferecer informações importantes, como pressão arterial e também para a introdução de contraste com iodo opaco para a realização de exames de imagem como o raio-X/Foto: Reprodução

“A regional por muito tempo merecia uma atenção maior. A estratégia é para que a gente de sobrevida ao paciente. Imagina você sair da sua localidade, onde você tem uma rede de apoio e vir para a capital, em que a maioria dos pacientes não tem um familiar, um amigo. Nossa ideia é de fato deixar a saúde lá, à disposição deles”, disse o secretário.

Pedro Pascoal, Secretário de Saúde do Acre, durante entrevista ao podcast do ContilNet/Foto: ContilNet

“Em breve nós estaremos com o aparelho funcionando, já está instalado e o governador fará o anúncio da data”, completou.

Além disso, em maio, o governo do Estado já havia investido mais de 7 milhões na aquisição de um aparelho de ressonância magnética para Cruzeiro do Sul.

“A região do Juruá possui uma grande demanda e os pacientes, em sua maioria, se deslocam para Rio Branco para a realização desse tipo de exame”, disse a Sesacre.

Em média, 70 pacientes estão sendo contemplados neste primeiro momento com a ressonância.

Acompanhe a transmissão na íntegra:

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost