O pesquisador Davi Friale divulgou em seu site O Tempo Aqui a previsão do tempo para o mês de agosto. Segundo o meteorologista, em Rio Branco, as chuvas vão aumentar, o que pode aliviar os dias secos das últimas semanas. “Neste mês podem ocorrer fortes temporais, com raios e ventanias, devido ao calor intenso e à umidade vinda do oceano Atlântico”, explicou.
Além disso, o mês de agosto começam a ter os dias mais longos e as noites mais curtas, tendo em vista que o Sol começa a nascer mais cedo e se pôr mais tarde.
“A temperatura mínima média, em agosto, oscila entre 18 e 20ºC, enquanto a máxima, entre 33 e 35ºC, porém, quando da incursão de ar polar, podem ocorrer mínimas inferiores a 12ºC. As máximas, embora raramente, podem atingir 38ºC em alguns dias”, explicou.
Ondas de frio
Além do retorno gradual das chuvas, Friale diz que foi projetado para o mês de agosto temperaturas um pouco abaixo da normal climatológica para o mês. “Além das chuvas, espera-se, também, uma forte onda de frio, provocando mais uma típica friagem no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso, na Bolívia e no Peru, além de vários outros estados do Brasil”, disse em sua página no Instagram.
Segundo o pesquisador, as chuvas deverão ocorrer logo nas primeiras semanas do mês, mas será na segunda quinzena que poderão ser registrados temporais, com ventanias, tendo em vista o calor e a incursão de umidade do oceano Atlântico.
“É alta a probabilidade de ocorrer uma forte onda de frio polar neste mês, derrubando significativamente a temperatura, principalmente no leste e no sul do estado”, disse Friale.