A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) anunciou nesta terça-feira (23) que o Acre registrou uma queda de 35,19% nos crimes de roubo no primeiro semestre de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Os dados são de um relatório Departamento Integrado de Estatística e Analise Criminal (Dieac).
“Quatorze municípios do estado tiveram redução no número de roubos. Outro fator interessante é que em três municípios não houve registro de roubos no ano de 2024 e um município está com o mesmo número de registro do ano de anterior”, disse o chefe do Departamento Integrado de Estatística e Análise Criminal (Dint) da Sejusp, Nilber de Lima.
De acordo com o levantamento, em relação aos furtos, consta que a redução foi de 14,36% em todo o estado. A capital acreana teve uma redução de 38,29% de roubos e 16,10% de furtos.
O roubo de veículos em todo o estado também apresentou redução de 34%. A Sejusp disse que a queda acentuada nesse tipo de crime se deu em razão das ações planejadas pelo Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) e investimentos em infraestrutura, como a do Posto Avançado do Grupo Especial em Fronteira (Gefron), em Senador Guiomard, localizado no cruzamento dos municípios de acesso às fronteiras, Plácido de Castro, Brasileia e Epitaciolândia.