Existe filho preferido? Pesquisa aponta que sim

Estudo revela que pais e mães tendem a ter um filho favorito, geralmente o caçula ou o mais comportado

Os pais podem jurar que não, mas na hora da brincadeira, algumas pistas revelam que pode, sim, existir um filho preferido.

Existe filho preferido? Pesquisa aponta que sim. Foto: Reprodução

Um estudo de uma universidade americana, publicado na revista Psychological Bulletin, revelou que pais e mães costumam, sim, ter um filho favorito. E mais: normalmente é o caçula ou aquele com comportamento mais agradável e responsável.

Curiosamente, apesar de o estudo apontar que as filhas mulheres aparecem no topo da lista dos favoritos na Europa e na América do Norte, a realidade brasileira pode ser diferente. Segundo o psiquiatra especialista em terapia cognitiva comportamental Rodrigo Huget, por conta do machismo, muitas vezes os meninos são menos cobrados e acabam ganhando mais atenção dos pais.

O favoritismo, no entanto, não é algo inofensivo. Um psiquiatra alerta que essa preferência, mesmo inconsciente, pode gerar impactos na autoestima dos filhos.

Mas a intenção aqui não é gerar culpa, e sim reflexão. E no fim das contas, talvez o instinto conduza os pais a focar no filho que, naquele momento, mais precisa de cuidados.

PUBLICIDADE

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.