Aurora, a recém-nascida com apenas poucos dias de vida que está internada em estado delicado na UTI neonatal do Hospital da Criança, em Rio Branco, em decorrência de lesões na pele após um banho quente no Hospital da Mulher e da Criança, em Cruzeiro do Sul, será transferida para o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) em Manaus, por decisão da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).
SAIBA MAIS: Sesacre diz que estado de saúde de bebê com bolhas nas pernas é estável, mas segue entubada

Família acusa maternidade de Cruzeiro do Sul de negligência/Foto: Reprodução
“Não podemos esperar o resultado do exame para agir. Se for queimadura, ela precisa estar em um centro preparado. Por isso, decidimos encaminhá-la antes da confirmação”, afirmou o secretário de Estado de Saúde do Acre, Pedro Pascoal.
Além da suspeita de queimaduras, também é considerada a possibilidade de Aurora ser portadora de epidermólise bolhosa, uma condição genética rara que deixa a pele extremamente sensível. Um exame genético já foi coletado e enviado ao Instituto de Genética em São Paulo, e o resultado pode demorar até 40 dias. A transferência será feita por UTI aérea assim que houver liberação de leito, e os pais acompanharão a bebê.
“O pai da Aurora está muito abalado, chorando bastante. Estamos oferecendo apoio psicológico à família”, disse Pascoal.
Diante da situação, a técnica de enfermagem responsável pelo banho foi afastada preventivamente de suas funções. A profissional é servidora efetiva e, segundo o secretário, será investigada. “Já pedimos o afastamento imediato da profissional, que é efetiva do quadro, e iniciamos a apuração dos fatos. Não compactuamos com negligência ou omissão. Em outros casos semelhantes, já afastamos e responsabilizamos profissionais”, destacou.
Um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) foi instaurado para apurar com rigor as circunstâncias do ocorrido. Enquanto isso, Aurora segue entubada, sob cuidados intensivos e recebendo antibióticos. Apesar da gravidade, seu estado de saúde é considerado estável e, no momento, ela não corre risco de vida.
