O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) está com o estoque de sangue em nível crítico, especialmente do tipo O negativo. A unidade informou que, embora ainda haja bolsas disponíveis, a quantidade está bem abaixo do ideal para o período.

O Hemoacre faz um apelo para aqueles que tiverem disponibilidade de realizar doações do tipo 0-/Foto: Reprodução
De acordo com a coordenadora de Captação de Doadores de Sangue, Quésia Nogueira, o volume de sangue disponível pode variar rapidamente. “Podemos ter um estoque estável em um dia e, nos momentos posteriores, aquele tipo sanguíneo já se apresentar crítico”, explicou.
O tipo O negativo é considerado o doador universal, utilizado em situações de emergência, o que aumenta a demanda. Para estimular a reposição, o Hemoacre dará prioridade no atendimento aos doadores com esse tipo sanguíneo, mas reforça que todas as tipagens são bem-vindas.
“A doação é um ato de solidariedade que pode salvar a vida de muitas pessoas. Contamos com a colaboração de todos para ajudar quem mais precisa”, destacou Quésia Nogueira.
A coordenadora lembra que o Hemoacre é responsável por abastecer hospitais e unidades de saúde da capital. “Hoje, a maior necessidade dos pacientes que precisam de transfusão está sendo do tipo O negativo”, afirmou.
A unidade em Rio Branco funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h, inclusive em feriados e pontos facultativos. A doação é rápida e segura, e pode ser feita por qualquer pessoa que atenda aos critérios básicos exigidos pelo Ministério da Saúde.
Requisitos para realizar a doação de sangue: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização dos responsáveis); pesar acima de 50 quilos; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; estar alimentado, evitando comidas gordurosas nas 3 horas anteriores; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; e apresentar documento oficial com foto.
Há também impedimentos temporários e definitivos, como histórico de hepatite após os 11 anos, uso de drogas injetáveis e doenças transmissíveis pelo sangue. Casos de gripe, febre, gravidez, tatuagem recente e cirurgias também exigem prazos de espera antes da doação.
Rio Branco
Endereço: Av. Getúlio Vargas, nº 2787, Bairro Bosque
Funcionamento: segunda a sábado, das 7h30 às 18h
Telefone: (68) 3215-2323
Cruzeiro do Sul
Endereço: Rua Pedro Telles, nº 600, Bairro Manoel Terças
Funcionamento: segunda a sexta, das 7h às 13h
Telefone: (68) 3322-4318
Brasiléia
Endereço: Rua Generalíssimo Deodoro, nº 417, Bairro Raimundo Chaar
Funcionamento: terças-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 17h
O Hemoacre reforça que cada doação pode salvar até quatro vidas e que o gesto voluntário é essencial para garantir o atendimento de pacientes em todo o estado.
