Atletas de Rio Branco que já colecionam bons resultados ou demonstram potencial para ir mais longe podem ganhar um novo aliado fora das quadras, pistas e tatames. Uma lei sancionada nesta quarta-feira (4), no Diário Oficial do Estado (DOE), institui o programa “Adote um Campeão”, iniciativa que pretende aproximar empresas privadas e instituições de esportistas locais, oferecendo apoio financeiro e estrutural para impulsionar carreiras e projetar o nome do município em competições regionais, nacionais e até internacionais.
SAIBA MAIS: Secretário Jhon Douglas detalha programação esportiva de Rio Branco até o fim de 2025

Programa contempla atletas de modalidades individuais e coletivas, em diferentes faixas etárias, desde que sejam residentes em Rio Branco. Foto: Claudivino Antunes
O programa contempla atletas de modalidades individuais e coletivas, em diferentes faixas etárias, desde que sejam residentes em Rio Branco. Para participar, é preciso comprovar resultados expressivos em competições oficiais nos últimos dois anos, demonstrar potencial de evolução esportiva e apresentar necessidade de apoio financeiro, seja para custear treinos, adquirir equipamentos, arcar com deslocamentos ou participar de campeonatos.
VEJA TAMBÉM: Novo treinador do Rio Branco Football Clube, Ely fala da paixão pelo esporte
A seleção dos beneficiados será feita a partir de documentação apresentada pelos próprios atletas, com critérios e formas de avaliação a serem definidos em regulamento. Atletas em situação de vulnerabilidade socioeconômica terão prioridade, desde que atendam às exigências técnicas do programa.
Em contrapartida, as empresas e instituições que aderirem ao “Adote um Campeão” poderão utilizar o selo “Empresa Parceira do Esporte”, expor suas marcas em uniformes e materiais esportivos, respeitando as regras das competições, e ter destaque em ações e eventos esportivos apoiados pelo município. Também será possível divulgar a marca em espaços públicos destinados à prática esportiva, mediante autorização.
Além do patrocínio direto aos atletas, o programa prevê benefícios internos para as empresas parceiras, como acesso gratuito a eventos esportivos, participação de colaboradores em palestras, workshops e clínicas esportivas, promovidas pelos próprios atletas, com foco em saúde, bem-estar e incentivo à cultura esportiva.
A adesão ao programa é voluntária e não gera custos adicionais ao município.
