Sistema que alerta sobre desastres ambientais deve ser lançado no Acre em setembro

O cidadão não precisa realizar cadastro prévio

O projeto-piloto do novo sistema de alertas da Defesa Civil Nacional, chamado “Defesa Civil Alerta” foi lançado na última quarta-feira (07). Não é preciso realizar um cadastro. A tecnologia é inédita no Brasil e deve chegar no Acre em Setembro.

Rio Acre na enchente de 2024/Foto: Neto Lucena/Secom

 A partir de 10 de agosto, o sistema será executado em 11 municípios brasileiros por um período de 30 dias de teste. O aplicativo utiliza a rede de celular para emitir os alertas, que se sobressaem a qualquer outro conteúdo em uso na tela do usuário, inclusive em celulares em modo silencioso.

Os estados que serão primeiros beneficiados pelo sistema são: Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ). Após o período, o sistema será expandido para todo o País de forma gradativa.

A nova iniciativa usará o Sistema de Transmissão Via Telefonia Celular. Com isso, todas as pessoas que estiverem em áreas de risco, inclusive visitantes estrangeiros, vão receber as mensagens sem a necessidade de cadastro prévio.

Segundo o Ac24horas, o conteúdo dos alertas é de responsabilidade das Defesas Civis competentes nos municípios e nos estados em tempo real para todos os celulares conectados à rede móvel 4G e 5G.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost