O Concurso Nacional Unificado (CNU) está em andamento e, em breve, a banca organizadora abrirá o período para interposição de recursos contra o resultado preliminar da prova discursiva.
Nesse contexto, uma dúvida de muitos concurseiros é: “Será que o recurso pode diminuir a nota da minha prova discursiva?”. Para o professor e consultor do Senado, Marcel Guimarães, este é um efeito que, apesar de previsto em editais de concurso público, raramente acontece.
“Apesar de existir uma possibilidade teórica, eu acompanho concurso público há muito tempo, provas discursivas, principalmente, e nunca vi a nota ser reduzida. Para falar a verdade, teve um concurso, muito tempo atrás, que o Cebraspe divulgou uma nota errada de um candidato, e no resultado final a nota abaixou. Mas é porque tinha, realmente, um erro material na digitação da nota, que foi corrigido posteriormente”, destacou Marcel Guimarães.
Entre as principais dicas para quem pretende elaborar um recurso contra a nota da prova discursiva, o professor ressalta que é preciso ficar atento ao que é solicitado à banca examinadora.
“Na hora de fazer o recurso, e é o que vamos fazer aqui com os recursos do CNU, a melhor dica é você pedir a elevação da nota, e não a revisão. Isso porque a revisão, teoricamente, pode ser para mais ou para menos. E quando você pede a elevação da nota, se a banca indeferir, simplesmente ela não aprova o aumento e, portanto, a nota fica como está. Então esse é o meio que nós temos para nos resguardarmos quanto a uma possível diminuição da nota após o recurso”, explicou o professor.
Além disso, o professor recomenda a contratação de alguém que tenha experiência para fazer o recurso, caso o candidato não tenha segurança para elaborar sozinho, já que esta é uma importante etapa do certame, que pode representar a diferença entre o candidato ficar dentro ou fora das vagas oferecidas.
De acordo com o edital do CNU, a divulgação da nota preliminar da prova discursiva ocorrerá no dia 8 de outubro e o período para interposição de recursos contra a nota atribuída será entre 8 e 9 de outubro de 2024.
Cronograma do Concurso Nacional Unificado (CNU)
Seguindo o cronograma mais atualizado da Fundação Cesgranrio, a disponibilização da imagem do cartão-resposta ocorreu no último 10 de setembro.
Em 8 de outubro ocorrerá a divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva. O período para interposição de recursos será de 8 a 9 de outubro.
Por sua vez, o envio dos títulos será nos dias 9 e 10 de outubro.
Confira todas as datas do cronograma:
Resumo do Concurso Nacional Unificado (CNU)
- Banca: Cesgranrio
- Vagas: 6.640 + CR
- Cargos: diversos
- Escolaridade: níveis médio e superior
- Salários iniciais: até R$ 22.921,71
- Data da prova: 18/8
- Últimos editais
- Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias
- Bloco 2 – Tecnologia, Dados, e Informação
- Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas
- Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor
- Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
- Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação
- Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública
- Bloco 8 – Nível Intermediário