Rio Acre volta a subir na capital e se aproxima dos 11 metros, diz Defesa Civil; veja a medição

O manancial subiu 11 centímetros em apenas três horas, já que na medição de das 12h marcava 10,88 metros

O Rio Acre voltou a apresentar elevação no volume de água na capital acreana na tarde desta quinta-feira (13). De acordo com a última medição da Defesa Civil Municipal, o manancial registrava 10,99 metros por volta das 15h.

O manancial subiu 11 centímetros em apenas três horas, já que na medição de das 12h marcava 10,88 metros. A cota de alerta do Rio Acre na capital é de 13,50m.

O nível do Rio Acre Subiu 11 centímetros em três horas/ Foto: Pedro Devani

O coordenador da Defesa Civil, Cláudio Falcão, ressaltou a importância de analisar os registros históricos para entender os riscos de inundações. Ele destacou que, nos últimos 11 anos, os níveis do rio em 2015 e 2024 – anos das duas maiores enchentes já registradas – estavam mais baixos do que os de 2025 até a mesma data.

Esse dado evidencia que um nível aparentemente reduzido do rio não é garantia de que transbordamentos serão evitados, reforçando a tese de que não há como prevê a ocorrência dos eventos climáticos extremos.

Falcão também alertou que o mesmo raciocínio se aplica a quantidade de chuva acumulada, que não é, por si só, um indicador absoluto do risco de enchentes.

PUBLICIDADE