24 de abril de 2024

Rio Acre deixa mais de mil pessoas desabrigadas em Brasiléia e Assis Brasil

DSC 0146preocupação

A cheia na fronteira vem se tornando preocupante para as autoridades e deixa aflitas as famílias que estão saindo de suas casas pela invasão das águas do Rio Acre. Nas primeiras horas deste domingo (22) o nível do rio marcava 12,70 metros deixando 500 famílias desabrigadas, e cerca de mil pessoas nos abrigos providenciados pela Prefeitura de Brasiléia, que vem coordenando o suporte e apoio às famílias, juntamente com o Corpo de Bombeiros e demais órgãos públicos locais.

DSC 0146

Para garantir ações de apoio nos bairros, e apoiando as famílias atingidas pelas águas, várias equipes estão se dividindo com integrantes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil para ajudar na retirada dos móveis e utensílios domésticos da população.

Os bairros Samauma I e II, Leonardo Barbosa, José Brauna, 28 de Maio e Centro, atingidos na madrugada deste sábado (21) estão praticamente tomados pelas águas do rio Acre. Maioria das famílias estão sendo levadas aos abrigos, outras se encaminhando para residências de familiares que moram na parte alta da cidade.

A equipe da Prefeitura de Brasiléia, que vem garantindo os caminhões das secretarias municipais, conta também com os veículos do Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro para ajudar os desabrigados.

DSC 1761

As ruas Odilon Pratagi, Alencar Matos, Geni Assis, Beijamin Constant, Avenida Marechal Rondon, Manoel Ribeiro e Avenida prefeito Rolando Moreira, todas localizadas no principal centro de Brasiléia, estão inundadas.

Os setores públicos, como secretarias de Saúde e Agricultura do município, entre outros órgãos foram tomados pela água. Todos os móveis desses locais foram retirados com antecedência, impedindo transtornos e prejuízo.

O prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes disse que toda a equipe do município está empenhada, juntamente com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Exército Brasileiro, Policia Militar e apoio da população, que também vem sendo voluntária.

DSC 1739 1

“Temos muitos voluntários aqui em Brasiléia ajudando as famílias atingidas pela cheia. A coordenação da equipe da prefeitura, junto com todos os órgãos públicos é uma prova que se encontramos unidos para ajudar nossa população. O rio não para de subir e estamos fazendo o possível para atender a todos. Os abrigos estão recebendo as pessoas e nossa equipe vem realizando atendimentos médicos, os profissionais da ação social do município estão acompanhando de perto. Os homens do Corpo de Bombeiros estão trabalhando com determinação, ajudando os desabrigados. Esperamos que tenhamos uma vazante significativa o mais rápido”, disse o prefeito.

prefeito

A Praça Ugo Polly, no centro de Brasiléia, está totalmente tomada pelas águas e a situação é preocupante, já que em 2012 a enchente que inundou mais de 80% da cidade começou também entre os dias 20, 21 e 22 de fevereiro.

De acordo com a Defesa Civil do município, o Rio Acre não vem apresentando vazante em Assis Brasil e que a cada hora que se passa apresenta um aumento de 10 centímetros em Brasiléia, em seu nível de 15 centímetros por hora.

A população de Brasiléia está aflita, tendo em vista que o início desta enchente é bem parecida com as de 2012 que deixou mais de 7 mil famílias desabrigadas, além da população ribeirinha que perdeu totalmente sua produção.

Os estudantes brasileiros que cursam medicina na Bolívia e outros que realizam internatos estão preocupados, já que as águas inundaram a Avenida Prefeito Rolando Moreira que garante o acesso a ponte Wilson Pinheiro na travessia para o lado do país vizinho.

gradson

Senador Gladson Cameli na fronteira

O Senador Gladson Cameli visitou a fronteira neste sábado. Ele chegou no final da tarde em Brasiléia e visitou vários pontos da cidade, e juntamente com o prefeito Everaldo Gomes e o vereador Joelson Pontes (PP).
Cameli, quando foi deputado federal, se colocou a disposição da população do Alto Acre durante a enchente de 2012, além de destinar emendas parlamentares para reestruturar a cidade.

O senador viu de perto a situação que as famílias do município estão passando com esse fenômeno natural que acaba prejudicando toda uma região.

nazare lam

Governadora visita locais atingidos pela cheia

A governadora em exercício, Nazareth Lambert, acompanhada da deputada estadual Leila Galvão (PT) e do prefeito Everaldo Gomes, visitou os lugares atingidos pelas águas e depois conversou com as equipes envolvidas no apoio as famílias atingidas pela enchente.

Nazareth disse que devem ser seguidas as orientações dadas pelas autoridades dos órgãos de apoio as famílias atingidas, já que estão preparados para realizar todo o atendimento humanitário.

DSC 0133

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost