Genética de ponta mostra potencial da ovinocultura no mercado rondoniense

cabras

Especialistas garantem que a carne de ovinos está entre as preferidas de quem busca uma carne macia e magra

Além das inovações tecnológicas em máquinas agrícolas e equipamentos, a Rondônia Rural Show, que desde a última quarta-feira (25) acontece no Parque de Exposições Hermínio Victorelli, em Ji-Paraná, traz genética de ponta. E não apenas em bovinos. As raças ovinas Santa Inês e Dorper estão sendo apresentadas na mostra agrícola pela Fazenda Pedra Alta, de propriedade de Orestes Muniz. Os animais podem ser financiados pelas instituições financeiras que disponibilizaram crédito na feira e, como informou Fabiano Assis de Castro, gerente da propriedade jiparanaense, tem padrão genético equivalente com os melhores criatórios do país.

Durante a Rondônia Rural Show estão sendo apresentados 18 reprodutores das duas raças (Santa Inês e Dorper), destinados à produção de carne. Os números da ovinocultura em Rondônia mostram, segundo Fabiano, que a cultura de ter ovinos apenas para consumo ou presentear amigos e parentes acabou. Para o gerente, a carne de ovinos está entre as preferidas de quem busca uma carne macia e magra e já pode ser encontrada em todos os supermercados do Estado, o que não acontecia há alguns anos.

Para um manejo facilitado, Fabiano Assis de Castro diz que é importante ter um aprisco (uma espécie de casa pequena onde os animais pernoitam) longe do chão e de umidade. Isso evita problemas nos cascos, dando maior rendimento na produção de carne. Sobre o abate, o ideal é que os animais tenham rendimento de 17 quilos, já limpos. Sobre os cruzamentos das raças, Fabiano diz que machos Dorper devem cobrir fêmeas Santa Inês, nunca o contrário. Isso resulta em animais com boa produção de carne, dando o rendimento que o produtor espera.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost