Com o grande volume de chuvas na Capital, Defesa Civil não descarta nova enchente do Rio Acre

Os meses de janeiro a abril são os considerados mais chuvosos e, segundo o coronel George Santos, é quando ocorre uma probabilidade maior de enchentes

Rio Acre amanheceu nesta terça-feira (10) na marca de 7,59 metros/Foto: reprodução.

Em apenas um dia o nível do Rio Acre subiu 24 centímetros e amanheceu nesta terça-feira (10) na marca de 7,59 metros. De acordo com a Defesa Civil do Estado, o volume é três metros maior do que o registrado no mesmo período no ano passado, porém, ainda está 1,3 metro abaixo do nível considerado normal, que é 8,90 metros.

Mesmo com o nível acima do que foi registrado em 2016, de acordo com coronel George, coordenador da Defesa Civil em Rio Branco, a situação do rio ainda é de “normalidade”, mas que o novo plano de contingência deve ser entregue ainda esta semana. A Defesa Civil não descarta uma nova enchente ente ano.

Os meses de janeiro a abril são os considerados mais chuvosos e, segundo o coronel, é quando ocorre uma probabilidade maior de enchentes. De acordo com ele, 73% das enchentes acontecem em fevereiro ou março. A cota de alerta do manancial é de 13,50 metros, sendo que 14 metros é a cota de transbordo.

Com informações do G1

comentários

Veja também