Fiat Palio sai de linha depois de 22 anos no Brasil; relembre os principais modelos

Ex-líder de vendas no Brasil, o Fiat Palio saiu de linha no país, confirmou a montadora nesta quinta-feira (22). O modelo já não está mais disponível no site da marca e “sumiu” ao mesmo tempo que o sedã Cronos era lançado.

Fiat Palio (Foto: Divulgação)

Outro a dar adeus foi o Punto. Ambos foram susbtituídos simultaneamente pelo Argo, lançado no ano passado. Com o fim do Palio, o Mobi assume de vez a posição de veículo de entrada da montadora no país, enquanto o Uno é uma opção mais intermediária.

As vendas do Palio já vinham em baixa e o G1 mostrou que a chegada do Argo poderia influenciar em sua saída de linha.

Lançado em 1996, o Palio teve mais de 3 milhões de unidades vendidas e produzidas nestes 22 anos. Seu auge foi em 2014, quando conseguiu desbancar o Gol na liderança de vendas, mas foi por apenas 1 ano, sendo superado pelo Chevrolet Onix na sequência.

1996

Fiat Palio foi lançado em 1996 (Foto: Fiat/Divulgação)

O Palio surgiu como um produto para mercado emergentes e o grande destaque na época foi o seu visual, considerado moderno. A primeira geração teve motores 1.5 8V e 1.6 16V. Em seguida, veio o 1.8 8V.

2001

Fiat Palio 2001 (Foto: Fiat/Divulgação)

Foi a primeira grande reestilização do modelo. Ele deixou as linhas mais arredondas de lado, para ganhar um ar mais “quadradão”. Um ano antes, o modelo havia ganhando opção de motor 1.3 16v. Na sequência, vem a estreia do motor Fire 1.0.

2004

Fiat Palio 2001 (Foto: Fiat/Divulgação)

Mais mudanças no visual são feitas pela Fiat. Deixando de lado o estilo mais sóbrio, o carro ganha novamente uma personalidade mais própria com faróis angulados. Essa estética foi mantida na versão Fire, a mais barata de todas, até quase o fim da vida do Palio, que está na imagem.

2009

Fiat Palio 2009 (Foto: Fiat/Divulgação)

Foi uma fase de várias mudanças para o Palio. Em 2008, o carro recebeu o novo desenho, mais uma vez adotando faróis de linhas retas na dianteira. No entanto, pouco tempo depois a dianteira mudou de novo, ganhando o farol que já era do Siena, com um pequeno detalhe arredondado na parte interna. Era como ser o carro tivesse “aberto” os olhos. Opções de motores são 1.0, 1.4 e 1.8, todos de 8 válvulas.

2012

Fiat palio 2012 (Foto: Divulgação)

No final de 2011, a última geração do Palio é lançada. O visual foi considerado controverso, principalmente na parte traseira, com um lanterna bem extravagante. As opções de motores eram 1.0, 1.4 e 1.6 16V.

Apesar das polêmicas sobre a estética, foi a partir daí que o carro cresceu em vendas até chegar ao topo de vendas em 2014. Porém, muito do mérito se devia a versão Fire, com visual baseado no modelo 2004, que continuava a ser vendida.

Weekend e Strada são derivados do Palio

Fiat strada adventure (Foto: Divulgação)

Além do sucesso por si só, o Palio deu origem a outros produtos da linha Fiat: a picape Strada e a perua Weekend. Os “irmãos” do Palio ainda estão disponíveis para a venda no Brasil e acompanharam as alterações visuais até 2009.

Punto também saiu de linha

Fiat Punto (Foto: Divulgação)

Mais um que sentiu o “fator Argo”, o Punto deixa de ser vendido no Brasil. O hatch foi lançado em 2007 no Brasil.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Fiat Palio sai de linha depois de 22 anos no Brasil; relembre os principais modelos