Operação de limpeza nos bairros onde água do rio Acre já baixou começa nesta segunda-feira

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A Prefeitura de Rio Branco com o apoio do Governo do Estado e do Governo Federal lança nesta segunda-feira, 9, às 7h, no estacionamento da Arena da Floresta, o Plano Emergencial de Limpeza e Desobstrução de Ruas preparando os bairros para o retorno das famílias onde as águas já baixaram. Os trabalhos serão coordenados pela secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR).

O Plano Emergencial de Limpeza Pós-Alagação foi apresentado na última sexta-feira, 7, pelo prefeito Marcus Alexandre durante reunião de avaliação e estratégia na Sala de Situação da Defesa Civil Estadual. Onde estavam presentes o governador Tião Viana, os comandantes do 7º BEC e 4º BIS, respectivamente os coronéis Mauro Filho e Medeiros; o capitão-tenente Luiz Claudio Lemos, da Agência Fluvial de Boca do Acre; técnicos da Defesa Civil de Rio Brando e do Estado, pesquisadores do Serviço Geológico Brasileiro e assessores do Governo do Estado e da Prefeitura de Rio Branco.

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Os trabalhos começaram na sexta-feira como forma de minimizar os transtornos e danos causados pela cheia histórica do Rio Acre na capital. Homens e máquinas da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR) trabalharam no Calçadão da Benjamim Constant e Calçadão Raimundo Escócio fazendo a limpeza do local, lá recolheram 2,5 toneladas de lixo e mercadorias inservíveis. O material foi levado para o aterro de inertes, na Estrada Transacreana. No sábado e no domingo, a limpeza foi realizada no Calçadão da Gameleira, ponto turístico importante da cidade fortemente atingido pela cheia do Rio Acre.

A mobilização da Ação de Limpeza Pós-Alagação contempla 30 equipes com 330 homens, 273 operadores e 280 equipamentos. Essa ação é executada pela Prefeitura, com o apoio do Governo do Estado e do Governo Federal através das Forças Armadas. Organizações como a Federação da Indústria do Estado do Acre (FIEAC), Sindicato da Indústria da Construção Civil do Acre (SINDUSCON), cooperativa, empresários e grupos ligados à construção civil também são parceiros nesse grande mutirão de limpeza da cidade.

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A composição das equipes de limpeza será de 11 pessoas, sendo um coordenador para cada grupo. Cada equipe contará 1 retroescavadeira, 1 pá carregadeira, 5 caçambas toco/truck, 1 carro pipa e 1 caminhão ´carga seca´. As ações contam ainda com 3 carros de apoio para abastecimento (comboio de lubrificação) e caminhões tatuzação para a desobstrução de redes de drenagem.
Uma equipe de apoio permanecerá no aterro de inertes com 1 escavadeira hidráulica e 2 tratores de esteira.

Bases operacionais serão a referência para a comunidade buscar informação

A prefeitura montou ainda três bases operacionais que servirão de referência para os moradores das áreas que foram alagadas, nela terá servidores prontos para prestar informações sobre a operação pós-alagação e também para controle e suporte das equipes de limpeza. As bases estarão sediadas no Corpo de Bombeiros, na CEASA, e na Arena da Floresta.

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As equipes serão distribuídas nos bairros onde há possibilidade de se trabalhar atualmente, são eles:

Primeiro Distrito
§ Base;

§ Cadeia Velha;

§ Habitasa;

§ Carandá;

§ Bahia Nova;

§ Bahia Velha;

§ Aeroporto Velho;

§ Airton Sena;

§ João Eduardo;

§ Palheiral;

§ Boa União;

§ Sobral;

§ Estrada da Sobral;

§ Av. Ceará (próximo a Quarta Ponte);

§ Rua Epaminondas Jácome.

Segundo Distrito

§ Areal;

§ Recanto dos Buritis;

§ Gameleira;

§ Cidade Nova;

§ Seis de Agosto;

§ Mercado da Seis de Agosto;

§ Quinze;

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