Empresas brasileiras enxugam quadro de pessoal em TI

160910389A 11ª pesquisa anual sobre tendências de investimentos em Tecnologia da Informação com as empresas brasileiras, realizada pela IT4CIO, mostra que, em função do momento econômico, 35% das empresas brasileiras estão reduzindo o número de funcionários da área de TI e 10% estão substituindo os funcionários mais seniores por recursos mais baratos. “Esta é a primeira vez que observamos este fenômeno”, afirma Ivair Rodrigues, diretor de pesquisas da IT4CIO.

O estudo, que ouviu responsáveis pela área de TI de 1,4 mil empresas de grande e médio porte do país, constatou ainda que 69% dos CIOs estão sendo cobrados para que a área de TI ajude a reduzir os custos das empresas e 43% afirmaram que o setor deve investir em projetos que visem aumentar a competitividade e as vendas.

O levantamento é pessimista com relação a uma melhoria no quadro pessoal muito em função da contínua desvalorização do real frente ao dólar, mas projeta que os investimentos em TI vão crescer entre 2% a 3% em reais – ficando abaixo até da inflação prevista em torno de 10%. O coordenador do estudo, Ivair Rodrigues, adverte, porém, que o fasturamento em dólar deverá cair até 40% em relação a 2014.

A pesquisa mostra ainda que, em 2015, os investimentos em TI cresceram 2,8% em reais, mas foi bastante afetado pela elevação do dólar -que pulou de R$ 2,36 para R$ 3,33, reduzindo o poder de compra de soluções em TI. Segundo ainda o relatório, a maior parte das empresas entrevistadas admitiu que, em função do dólar e da crise, promoveram renegociações de contratos, trocaram de fornecedores e adiaram a execução de novos projetos.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost