PRECARIEDADE: Rio Branco fica entre as dez cidades com pior saneamento básico do Brasil

Segundo dados do Instituto Trata Brasil, Rio Branco agora é detentora de um título difícil de reverter. Em um ranking com os 100 maiores municípios do Brasil, a Capital acreana ficou em 90º lugar quando o assunto foi “saneamento básico”.

Clique AQUI e confira os resultados.

Das 10 piores posições no rankig, sete cidades são da Região Norte, e cinco delas (Rio Branco, Macapá, Manaus, Belém e Porto Velho) são capitais.

Capital acreana despencou 16 posições no ranking em apenas um ano. Imagem: Reprodução

QUEDA

A Capital, na verdade, chegou à posição após despencar outras 16 posições no ranking em apenas um ano: em 2017, a cidade estava em 74º lugar. Os dados levaram em consideração os arquivos mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

PIOR REGIÃO

No estado do Acre, apenas 12,2% da população tem acesso à coleta de esgoto e 19,4% ao tratamento de esgoto. Na Região Norte, o estudo mostrou que apenas 10% do esgoto é coletado – constituindo o pior índice do país.

O assunto é mais alarmante em Rondônia: apenas 4% da população tem acesso à coleta de esgoto. Em seguida, os estados do Amapá (5,8%), Amazonas (7,3%), Pará (9%), Acre (12,2%), Tocantis (21,7%) e Roraima (38,3%).

ÁGUA POTÁVEL

A qualidade da água também chega de forma reduzida na Região Norte. De acordo com a pesquisa do Trata Basil, a água potável chega para 54% dos nortistas.

A precariedade nos serviços de coleta e tratamento de esgoto, também atinge o acesso à água potável, que só chega para 54% dos nortistas. No Acre, a água potável chega para 47,99% dos acreanos.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost