26 de abril de 2024

Igreja Católica reúne quase dez mil pessoas neste domingo na VIII Romaria da Terra e das Águas

A VIII Romaria da Terra e das Águas realizada pela Diocese de Rio Branco em Sena Madureira, na manhã deste domingo (3), reuniu ao menos oito mil pessoas, em um percurso de quase sete quilômetros.
A marcha tem como objetivo agradecer a Deus pela fartura de água e de terra existente na Amazônia, e denunciar a violência sofrida pelos povos dos campos, da cidade e das florestas.

Milhares de fiéis participaram da VIII Romaria da Terra e das Águas/Fotos: ContilNet

“Sena Madureira é uma terra de homens e mulheres valentes e desbravadores, uma cidade reconhecida mundialmente também como a terra do Padre Paolino, da Ordem dos Servos de Maria, que adotou este lugar como sua morada. Paolino deixou a marca de um guerreiro defensor e incansável da Amazônia. Para a história, deixou um legado de pessoas comprometidas com as causas socioambientais e em defesa da vida”, diz o trecho de um folheto distribuído gratuitamente aos participantes da Romaria.

Senador Jorge Viana com os amigos Juza Bispo e professora Leila/Foto: Gildo César

O evento em Sena foi coordenado pelo Frei Moisés e integrantes da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Vários discípulos do padre Paolino Baldassari como Nego do Evangelista, professora Giseuda, Marcio Farias, Valamira Fernandes, Leila da Jandira, entre outros, ajudaram a organizar a festa religiosa.

O senador Jorge Viana participou do evento, conversou com os romeiros e seguiu todo o percurso a pé, juntamente com assessores e amigos, como o ex-vereador Juza Bispo.

“Participei da primeira romaria, e estou feliz por estar aqui hoje. O lugar não poderia ser melhor, a terra do padre Paolino e de muitas pessoas generosas como ele. Padre Paolino foi um santo homem, que praticava as coisas que ensinava, todos os dias. Tudo o que encontramos em um evento como esse são pessoas simples, as mais simples do nosso povo, que vieram aqui pedir uma relação melhor com o meio ambiente, com a água, com os produtores rurais, que põe a comida em nossas mesas. Este momento é muito importante, principalmente para pedirmos a Deus que acalme o coração de muitas pessoas que destilam o ódio e espalham a intolerância sobre a terra”, disse o senador.

Mazinho Serafim com Frei Moisés e Jerferson D’ávila durante romaria neste domingo

O prefeito Mazinho Serafim caminhou junto com os romeiros, e anunciou durante o percurso de mais de seis quilômetros, a implantação de um espaço para os indígenas que vivem abrigados em pequenas cabanas às margens do Rio Iaco.

Há várias décadas que os indígenas que habitam as cabeceiras dos rios Iaco e Purus, passam grandes temporadas em Sena Madureira em cabanas construídas com palha e gravetos. Todos os anos as pequenas construções são levadas pelas águas do rio, durante o inverno.

“Vou reunir todas as lideranças indígenas, e juntos iremos construir um espaço para que todos os índios que chegarem na cidade, tenham um lugar digno para ficar”, anunciou Serafim.

Charlene Lima com o vereador Canário e amigos na VIII Romaria da Terra e das Águas

Acompanhada de moradores do Segundo Distrito e de outros bairros da cidade, a publicitária Charlene Lima, católica fervorosa, disse que o momento é de agradecimentos a Deus pela terra farta que é a Amazônia, mas também de ficar atento para o cuidado que todos devem ter com as águas, a terra e tudo o que nelas vivem.

“Precisamos cuidar mais dos nossos índios, das pessoas que moram em comunidades distantes e que precisam de assistência; precisamos cuidar melhor das nossas águas, e da nossa terra para garantir um futuro melhor às próximas gerações”, disse.

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost