Planta da Amazônia mata células cancerígenas

Dr. Jenifer Trepiana, autor da pesquisa “in vitro” descobriu que uma planta originária da Amazônia mata células cancerosas humanas, disse EFE suas esperanças nessa linha de estudo.

Com seus colegas da Faculdade de Medicina da Universidade do País Basco (UPV / EHU) Begoña Ruiz-Larrea e José Ignacio Ruiz-Sanz, a Dr.Trepiana acaba publicar seu estudo na revista “Heliyon”.

Para a pesquisa, esse grupo escolheu a planta Vismia baccifera, que é coletada na Amazônia da Colômbia. “Você tem que trazê-la da Amazônia, e não é fácil, você tem que solicitar licenças”, esclarece.

A planta aumenta os radicais livres/Foto: Reprodução

Populações indígenas o utilizam por sua capacidade anti-inflamatória, para curar doenças do trato urinário e doenças de pele.

Os cientistas usaram o extrato aquoso de folhas de “Vismia baccifera” preparadas em infusão, como é usado na medicina tradicional indígena.

A planta aumenta os radicais livres, nomeadamente de peróxido de hidrogénio, e que “provoca a morte por bloqueio do ciclo celular, ou seja, para param de se dividir.”

A chave é que o extrato da planta mata apenas as células do tumor, não afeta as saudáveis. Outro fator importante é que o estudo foi feito com células tumorais humanas. EFE

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost