Que importância tem Chico Mendes? Figura histórica já foi inspiração de Glória Perez

Continua rendendo a declaração do Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Na última segunda-feira (11) o “Roda Viva”, programa da TV Cultura, entrevistou o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e sua fala em relação a Chico Mendes causou polêmica, repercutindo até na mídia internacional. “Que diferença faz quem é o Chico Mendes nesse momento?”, disse Ricardo.

Marina Silva (Rede), Hamilton Mourão (PRTB) e o jornal inglês The Guardian, ao tomarem conhecimento do pronunciamento do ministro, posicionaram-se contra a declaração do membro do governo. Agora, a mídia nacional e internacional repercute mil informações sobre a figura histórica acreana. A última delas diz respeito a uma produção de Gloria Perez.

Chico Mendes/Foto: Reprodução

“Mesmo reconhecendo que é ignorante em relação à vida do ativista assassinado há trinta anos no Acre, é impossível deixar passar batido que a figura histórica do país foi inspiração para Glória Perez. Em 2007, a autora escreveu a minissérie ‘Amazônia, de Galvez a Chico Mendes’, contando a história em três tempos distintos”, noticiou o NaTelinha, produtor de conteúdo para o UOL.

Na minissérie, Chico lidera os seringueiros, chamando atenção do Brasil e de todo o mundo. Seu objetivo era proteger a floresta que vinha sendo destruída desde a década de 1970, porque seringais passaram a transformar os espaços do local em gado. Mendes passa a lutar contra o desmatamento, entretanto, sempre deixando claro para que isso ocorra de forma pacífica, sem o uso de armas.

“Mesmo morto, luta de Chico Mendes continuou inspirando outras pessoas e o ativista se tornou importante figura histórica do Brasil. Não foi por acaso que Glória Perez resolveu envolver este líder na dramaturgia do país”, finalizou a publicação.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost