Em Rio Branco, voluntários se reúnem para o Dia de Cooperar no Montanhês

Os voluntários de ao menos 10 cooperativas se reuniram na manhã deste sábado, 6, na Creche Pequena Thaysla, no bairro Montanhês, para celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo levando atividades recreativas, ambientais e de saúde para as crianças.

Localizada em uma das regiões mais carentes da capital do Acre, a creche beneficia quase 170 crianças de sete bairros do entorno, e foi escolhida para concentrar as ações sociais desenvolvidas neste Dia C, o Dia de Cooperar.

Dia de Cooperar ocorreu no bairro Montanhês/Foto: ascom

Uma das principais atividades foi desenvolvida pela cooperativa Uniodonto, que, por meio de seus dentistas, orientou pais e filhos sobre a importância de uma correta higiene bucal, além da distribuição de kits de escovação.

“Estamos orientando os pais sobre a necessidade de uma correta higiene bucal nas crianças. Como elas comem muito doce, estão mais propícias a desenvolver problemas. A prevenção ainda é a melhor opção”, diz a dentista Ediana Magela, presidente da Uniodonto.

Evento ocorreu no sábado/Fot: ascom

Enquanto se revezavam na palestra sobre os cuidados dentários, as crianças brincavam no pula-pula e assistiam a uma apresentação de roda capoeira, atração levada pela cooperativa Alternativa, que reúne os mototaxistas de Rio Branco.

Outra atividade de destaque aconteceu na conscientização ambiental das crianças. As margens de um córrego que atravessa a comunidade foram revitalizadas, com o entulho sendo retirado. Onde antes havia lixo, as crianças plantaram mudas para arborizar o espaço. Os trabalhos foram liderados por voluntários da cooperativa de trabalho Servicoop.

Já na Escola Joelma de Oliveira, cooperados da Coopermóveis trabalharam para recuperar o parquinho infantil.

Para o gerente da Sicoob Credisul, Sérgio Borgert, o Dia C realizado na creche é a consolidação dos trabalhos que seus cooperados desenvolvem ao longo do ano. Desde 2014 a cooperativa de crédito investe em obras de reforma e manutenção da estrutura física, além da distribuição de material didático.

“É uma pequena ação, mas que faz uma grande diferença para uma comunidade tão carente”, diz ele.

O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Emerson Gomes, avaliou como positiva a edição 2019 do Dia C no Acre. “Enquanto cooperados, não buscamos apenas resultados econômicos, mas também a melhoria da qualidade de vida de quem está dentro de uma cooperativa, seus familiares e da comunidade onde ela está inserida”, comenta Gomes.

Diversos serviços foram disponibilizados/Foto: ascom

Segundo o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) no Acre, Valdemiro Rocha, este ano o Dia C foi desenvolvido para que seus resultados beneficiassem a comunidade de forma mais eficaz. “Propomo-nos a fazer com que o sétimo princípio do cooperativismo, que é o interesse pela comunidade, de fato fosse perceptível por quem queríamos atingir”, afirma.

Entre as cooperativas com voluntários presentes estavam Unimed, Uniodonto, Servicoop, Sicoob Credisul, Sicoob Acre, Alternativa, Cota e CooperMóveis. A analista de desenvolvimento Edilene Melo representou a OCB nacional no Dia C da capital acreana.

PUBLICIDADE