26 de abril de 2024

Saúde do ex-deputado Luiz Pereira, o’ lord do Abunã’, inspira cuidados

Luís Pereira

Inspira cuidado, muitos cuidados, o estado de saúde do ex-deputado Luís Pereira, que sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) quando tratava-se um câncer. Afável e de bom trato até com adversários na época em que era um dos grandes da politica local, como um perfeito lorde, Pereira só colecionou amigos e agora, quando precisa de solidariedade e orações, as recebe dos setores mais diversos. Além disso, tem o carinho dos familiares, principalmente dos filhos, que o veneram.

Lord Luís

Luís Pereira é um dos políticos mais amados do Acre. Se estive em boa condição de saúde, poderia ensinar para alguns prefeitos, e até servidores públicos, a arte de colecionar amigos e de ser admirado pelo bom trato com as pessoas. Sorridente, meigo e otimista, Pereira nunca era visto de mau humor. Um lord, o lord do Abunã. É dele aquela frase famosa que até hoje é repetida nas colunas políticas e nas conversas de senadinho: “A política é dinâmica”.

O ‘depugato’ e o mancebo

O romance entre o ‘depugato’ e aquele mancebo de olhos penetrantes já vem sendo notado por alguns servidores da Aleac. Um deles comentou com a coluna que o lugar preferido dos pombinhos é um famoso restaurante que fica no segundo distrito da cidade. Que sejam felizes!

Agenda no interior

A senadora Mailza Gomes (Progressistas) vai fazendo sua agenda pelo interior do Acre e fortalecendo a sigla. Em Rodrigues Alves ela reuniu vereadores e lideranças da comunidade. No Juruá, Mailza conta com a fidelidade e o apoio do vice-prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima e o vereador da Pesca, Elenildo Nascimento.

Sexo dos anjos

A Coluna vem chamando atenção da ausência de pautas relevantes no parlamento. O debate desta terça-feira (1) em torno de ilações sobre a terceirização da saúde foi mais uma discussão sobre o sexo dos anjos. Os deputados de oposição e situação precisam elevar o nível da oratória.

Pegou muito mal

As imagens do prefeito Mazinho Serafim totalmente descontrolado tentando inibir o trabalho da Polícia Militar pegaram mal. Exibidas em rede nacional, a tentativa de “carteirada” virou chacota. Pior é que o prefeito ainda acarretou para os PMs um processo administrativo. O desacato a autoridade policial exigia prisão do gestor.

Enquanto isso…

Enquanto o prefeito Mazinho Serafim vai protagonizando um escândalo atrás do outro, seus opositores aproveitam para afinar o discurso e unir forças visando as eleições de 2020. O grupo Vieira acatou a ideia de uma candidatura única pelos partidos que não caminham com Serafim. Tem gente com café no bulhe que participa ativamente das reuniões do grupo.

Poderia ser imbatível

Mesmo com todas as “caneladas” de Mazinho Serafim, ainda assim será difícil a disputa em 2020. Com a máquina administrativa nas mãos o prefeito tem boa vantagem. Se melhorasse seu humor e cumprisse sua palavra pelo menos com ao aliados, seria praticamente imbatível.

Porto Acre

Na cidade berço da revolução acreana, os partidos de oposição também resolveram se unir para provocar uma candidatura única. Até o prefeito Zé Maria, afastado da Frente Popular integra as lideranças. O melhor nome, escolhido através de pesquisa, vai disputar contra Bené Damasceno.

Feijó

O prefeito Kiefer Cavalcante poderá enfrentar um Pelé Campos bem mais robusto, nas próximas eleições. Pelé vem conseguindo aglutinar apoio de várias lideranças do Envira. É um nome que pode dar trabalho nas próximas eleições.

Comunicação

A Policia Militar convidando a coluna para participar do Workshop sobre comunicação. De olho na era digital, o evento é uma inovação no setor. A capacitação acontece no dia 9 de outubro no auditório da Unimeta.

Não sai candidato

Pessoas ligadas ao deputado federal Alan Rick (DEM) afirmam que o mesmo não teria coragem ou café no bulhe para uma candidatura majoritária ano que vem. O parlamentar vem se destacando com a bandeira de revalida e investimentos que tem conseguido liberar para o setor da saúde pública.

Sem vida fácil

A Energisa no Acre não terá vida fácil. Deputados prometem endurecer o caldo com base em denuncias sobre adulteração de medidores. O Ministério Público já se manifestou e uma ação civil pública pode acontecer com o apoio da OAB. Quando mexe no bolso todo mundo se mobiliza. A média de aumentos em todas as faixas de consumidores é de 30%.

Agropecuária

Pecuaristas, pesquisadores, técnicos do setor do agronegócio e estudantes participaram durante todo o sábado, 28, do 1º Seminário de Agronegócio de Tarauacá, realizado no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) do município e que teve como tema principal a Pecuária de Corte na região.

Parcerias

O evento foi organizado pelo Laboratório de Solos da Universidade Federal do Acre (Ufac), em parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa), e com a cooperação da Direção-Geral do Campus do Ifac e do Curso Superior de Gestão em Agronegócio.

Czar petista

Quem passa pelos portões da Catedral Nossa Senhora de Nazaré, no centro de Rio Branco, não imagina que a Torre e o Sino da Igreja só estão ali instalados graças à doação de ninguém menos que o ex-ministro Antônio Palocci na época em que o atual preso e monitorado por tornezeleira eletrônica era uma espécie de czar da economia dos governos petistas.

Papa hóstia

Na época, o então governador Tião Viana, conhecido como papa hóstia e carola da Igreja Católica, assim como Palocci, pediu e foi atendido nas ofertas à Igreja do Acre, já sob a administração do bispo Dom Joaquim Pertinez.

Caldo de galinha…

O prefeito Mazinho Serafim, de Sena Madureira (MDB), que tem fama de valentão, deve tomar cuidado para, numa dessas suas ações e atitudes, como a última durante a Exposena, não cair numa armadilha a partir de sua própria postura. É que se envolver numa confusão e de fato for processado numa ação penal, com uma possível condenação na área, ele não poderia tirar uma certidão negativa para ser candidato à reeleição.
Calma, conselhos e caldo de galinha, prefeito, não fazem mal a ninguém.

Fama nacional

A propósito do prefeito de Sena Madureira, ele conseguiu ser destaque em toda a imprensa local e conseguiu até generosos espaços na imprensa nacional, como no site “Metropoles”, de Brasília, na Band e no SBT, onde apareceu com o vídeo em que destrata uma guarnição da Polícia Militar durante uma blitzen do álcool zero. A cada dia, Mazinho Serafim se torna cada vez mais famoso pela valentia e irascibilidade.

Ponto corrido

Em Marechal Thaumaturgo, um dos municípios mais isolados do Ace, no Vale do Juruá, o prefeito Isac Pianko, um dos poucos índios de verdade no exercício de mandato no Executivo, resolveu também adotar, de segunda a sexta-feira, o horário corrido no serviço público e no expediente da Prefeitura Municipal.

População questiona

Se a medida é apoiada pelos servidores municipais, a decisão do prefeito está sendo questionada por boa parte da população do município, principalmente das comunidades do entorno do município.

Lenha no prefeito

Algumas dessas comunidades, como a de Restauração, no alto rio Tejo, estão a pelo menos um dia de barco em distância do centro administrativo. Quem sai de uma localidade como a de Restauração em busca de algum atendimento da Prefeitura na sede do município, tem que, obrigatoriamente, dormir na cidade para ser atendido no dia seguinte. Dai as reclamações porque muito dos moradores não têm recursos para pernoitar na cidade e muito menos casas de parentes. E vem descendo a lenha no prefeito.

Terceiro mandato

Quanto mais batem no prefeito Isaac Pianko, quem sai ganhando, em termos de popularidade, é o ex-prefeito Itamar de Sá, que deve disputar a Prefeitura de Marechal Thaumaturgo pelo PT. Prefeito duas vezes na história do município, ele estaria se preparando para disputar um terceiro mandato e seu nome vem obtendo boa aceitação – apesar do Partido.

Fazendas e colônias

Mesmo com algumas dificuldades na fala, por complicações de um AVC (Acidente Vascular Cerebral), o ex-deputado federal João Maia é um dos principais conselheiros do prefeito André Maia, de Senador Guiomard, que retornou ao cargo após oito meses de afastamento. Através de mímica, João Maia tem dito ao filho que é preciso tomar cuidado com as armadilhas de aliados e adversários e que sua saída, para concluir bem o mandato e fazer uma boa gestão nesta reta final, é buscar o apoio popular na zona rural. Por isso, o prefeito tem passado os finais de semana, como no último domingo, visitando fazendeiros e colonos no entorno do município. Maia deve ser candidato à reeleição.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost