23 de abril de 2024

Governo começa ações para a despoluição do Igarapé São Francisco em Rio Branco

A assessora técnica da Secretaria de Relações Internacionais do Ministério do Meio Ambiente, Ivana Guerreiro, estará no Acre no próximo dia 2 de março para uma reunião com o secretário de Estado da Casa Civil, Ribamar Trindade, e outras autoridades que compõem a Codespo (Comissão Multidisciplinar de Estudos para a Despoluição do Rio Acre, dos Igarapés São Francisco e Maternidade e Bacias Hidrográficas).

O presidente da Codespo, engenheiro Tião Fonseca, disse que o objetivo da reunião já é as primeiras discussões em torno de programas que visam melhorar a qualidade da água do rio Acre e seus afluentes. Os recursos para os primeiros estudos, R$ 5,5 milhões, já estão assegurados e devem ser liberados ainda em março pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, de acordo com o senador Márcio Bittar (MDB0AC), autor das propostas que vão resultar na liberação das verbas.

De acordo com Tião Fonseca, a vinda da técnica da pares internacional do Meio Ambiente também visa o alinhamento do Governo do Acre com agências financiadores como o BIUD (Banco Interamericano de desenvolvimento) e outros fundos interessados na preservação do meio ambiente e na melhoria da qualidade de vida das populações amazônicas. “O projeto todo é de quase meio bilhão de reais, que vamos captar através do governo brasileiro e das agências internacionais, num prazo de dez anos, que é o projeto que visa acabar com esta tragédia anual do rio Acre, de enchente no período invernoso e de seca no verão”, disse Tião Fonseca. “A busca de uma solução definitiva para o rio Acre é um dos eixos do mandato do senador Márcio Bittar”, acrescentou.

A pauta da reunião programada para o dia 2 de março visa detalhar o projeto de desenvolvimento de do projeto de redução de eventos extremos, como enchentes e secas. A segunda pauta são as ações de desenvolvimento pelo BID. Da reunião, devem participar também os secretários Thiago Cateano, da secretaria de Assuntos Estratégicos; Victor Bonecker, de Desenvolvimento urbano Regional; Antônio Aurisergio, diretor-presidente da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) e todos os integrantes da Codespo.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost