25.3 C
Rio Branco
19 setembro 2021 4:05 am

Geraldo da Rondônia tem diploma cassado por financiamento ilícito da campanha eleitoral

Deputado informou que vai recorrer da decisão. Votação de cassação foi unânime.

POR G1 RO

Última atualização em 21/08/2021 08:53

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) decidiu cassar o diploma do deputado estadual Geraldo da Rondônia (PSC) por uso de financiamento ilícito na campanha eleitoral de 2018. Os votos foram unânimes durante sessão realizada na quinta-feira (19).

A denúncia, ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE-RO), alega que o deputado fez empréstimos e utilizou entidades que estavam em seu nome com a finalidade de arrecadar dinheiro para a conta eleitoral.

Como forma de dificultar o rastreamento dos recursos, Geraldo teria realizado várias transferências entre contas bancárias pessoais de valores que posteriormente teriam sido doados à própria campanha.

Além disso, o MPE cita a emissão de cheques nominais e créditos destinados à conta da campanha. Alguns estavam direcionados diretamente ao deputado e outros sacados por funcionários de empresas onde Geraldo é sócio.

Ao todo são R$ 165 mil de recursos que não possuem origem identificada. Diante dos fatos, os magistrados decidiram por cassar o diploma do deputado.

Em nota enviada para a Rede Amazônica, Geraldo da Rondônia informou que vai recorrer da decisão, em âmbito federal, e diz que acredita que “a justiça será feita”.

 

Conflitos

 

O deputado Geraldo da Rondônia foi eleito em 2018 e durante o mandato esteve envolvido em polêmicas. Em dezembro de 2020 uma bailarina o denunciou por lesão corporal, constrangimento ilegal e abuso de autoridade. Na época ele negou as informações e disse que não compactua com violência.

Já no início deste ano, Geraldo foi novamente denunciado, dessa vez por desacato contra profissionais da saúde. Ele teria invadido o Hospital Municipal de Ariquemes, além de entrar, sem autorização, na ala onde estavam internados pacientes da Covid-19, usando a máscara incorretamente.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
É permitida sua reprodução total ou parcial desde que seja citada a fonte. Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.