Concurso INSS: confira nota de corte do técnico no edital de 2015

Mais de um milhão de pessoas se inscreveram no último concurso INSS para técnico do seguro social, realizado em 2016.

A alta concorrência para o cargo, que exige apenas o ensino médio completo, deve se repetir na próxima seleção para ingresso no Instituto Nacional do Seguro Social, solicitada ao Ministério da Economia.

Para sair na frente, um dos primeiros passos é saber quantos pontos serão necessários para aprovação. Como o novo concurso ainda aguarda por autorização do governo federal, a seleção anterior do INSS pode ser um bom guia para os estudos.

Há dois anos, São Paulo foi o estado que apresentou o maior número de vagas para técnico: 113. Desse quantitativo, apenas a gerência de Sorocaba, localizada a 87 kms da capital, ofereceu 20 vagas no concurso, sendo 17 de ampla concorrência.

O último convocado da lista geral para essa região fez 101 pontos na prova objetiva, cuja pontuação máxima era de 120. O edital, contudo, indicava que seria preciso obter apenas 36 pontos .

Ou seja, para conquistar uma vaga como técnico do instituto o candidato teve que atingir pontuação 2,8 vezes maior do que o mínimo exigido.

Além dos 36 pontos na prova objetiva, o concorrente precisou alcançar dez pontos em Conhecimentos Básicos e 21 em Conhecimentos Específicos. As disciplinas cobradas foram:

Conhecimentos Básicos:

  • Ética no Serviço Público;
  • Regime Jurídico Único;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Noções de Informática.

Conhecimentos Específicos:

  1. Seguridade Social.

O concurso para o INSS teve oferta de 950 vagas , das quais 800 foram para técnico do seguro social (exigência de nível médio completo) e 150 para analista (com graduação em Serviço Social).

O instituto convocou, até o término da validade, em agosto de 2018, apenas o quantitativo imediato previsto no edital. O cadastro de reserva não foi utilizado, por falta de autorização do governo.

Concurso INSS aguarda aval para 7.575 vagas

No momento, o pedido de concurso INSS está em análise no Ministério da Economia. Ao todo, foram solicitadas 7.575 vagas em todo o país, sendo elas para os seguintes cargos e áreas:

técnico do seguro social – nível médio – R$5.447,78

  • áreas: Análise Reconhecimento de Direito RGPS (2.938 vagas), Combate à Fraude (734), Serviço de Apoio ao Reconhecimento de Direito (216), Serviço de Atendimento de Demandas Judiciais (40), Serviço de Cobrança Administrativa (34), Análise Reconhecimento de Direito RPPS (46) e Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (1.996).

analista do seguro social – nível superior – R$8.357,07

  • áreas: Serviço Social (463 vagas), Reabilitação Profissional (702) e Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (406).
PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost