22 de abril de 2024

Jornalismo do Acre premiado na Europa, novo curta vindo aí e mais: confira a coluna do Moisés!

PREMIADO

O jornalista acreano Leandro Chaves é só alegria. O projeto que ele integra, o “Engolindo Fumaça”, do portal de notícias InfoAmazonia, com sede em São Paulo, foi o grande vencedor do Prêmio Internacional Rei da Espanha de Jornalismo Ambiental. O repórter, que já trabalhou em veículos locais e hoje escreve para fora do Acre, assinou duas das cinco reportagens que compõem a série, que analisou, de forma inédita, por meio de dados e entrevistas, a relação entre a fumaça das queimadas na Amazônia em 2020 com o agravamento de casos de Covid-19.

Uma das reportagens assinadas por Chaves, “Atmosfera Pesada no Acre”, traz o comovente e emblemático relato do líder seringueiro e primo de Chico Mendes, Raimundão Barros, que teve o caso de Covid-19 agravado por conta da poluição provocada pelos incêndios florestais na Reserva Extrativista que leva o nome do ambientalista assassinado em Xapuri em 1988. O território, criado para ser modelo de preservação e sustentabilidade, foi o epicentro das queimadas no Acre entre as unidades de conservação em 2020. Após esse episódio, a vida do idoso nunca mais foi a mesma, com sequelas que duram até hoje. As reportagens assinadas por Leandro contam com os clicks dos talentosos fotógrafos acreanos Ramon Aquim e Dell Pinheiro. Clique AQUI para ler.

Em novembro do ano passado, a equipe conquistou também o Prêmio Cláudio Abramo de Jornalismo de Dados, ao lado de conteúdos de peso como a Anatomia da Rachadinha, que revelou indícios de esquema ilegal nos gabinetes da família Bolsonaro.

Uma homenagem marrom

O show “Uma homenagem marrom” é um projeto que visa valorizar o trabalho da cantora Alcione, uma mulher negra com quarenta anos de carreira e incontáveis prêmios da música mundial. Conhecida também como Marrom, a artista é, inegavelmente, uma figura importantíssima para a cultura afro-brasileira e faz da sua carreira um legado para a luta antirracista, pois sempre se posicionou com falas e ações sociais acerca do tema.

O projeto pretende levar para o público além de entretenimento, a oportunidade de promover o debate sobre assuntos importantes como o empoderamento, fortalecimento e reconhecimento do trabalho das mulheres atrelado ao debate sobre racismo de maneira leve e descontraída, e assim o público poderá coletivamente contribuir para esse diálogo.

O show é apresentado pela cantora Gigliane Oliveira, que tem seus trabalhos, em sua maioria, voltados para a valorização da cultura negra. Suas escolhas musicais sempre giram em torno de cantores que fazem parte da musicalidade afro, pois essa é a sua identidade artística.

A cantora será acompanhada por músicos de carreiras consolidadas, como também por músicos iniciantes na intenção de dar oportunidade para quem está emergindo no meio artístico local.

O evento será na Usina de Arte João Donato, no próximo sábado (19), às 18h30. Entrada franca.

Puxa a cadeira e senta

Em breve o single “Falsa Alegria”, de Pedro Lucas, estará disponível em todas as plataformas de streaming. “Falsa Alegria” é uma releitura contemporânea da clássica composição de Sérgio Souto, já gravada por tantos nomes emblemáticos da MPB, como Nelson Gonçalves.

A versão do jovem cantor conta com uma mixagem inovadora de João Vasconcelos. A música representa um encontro de diferentes gerações da música acreana. A faixa é parte do álbum “Por um fio”, o primeiro disco de Pedro Lucas,  que logo será lançado.

O álbum tem produção da Saci Filmes, direção artística de Diogo Soares, Mixagem e Masterização de João Vasconcelos, designer gráfico de Leo Lage,  com fotos de Alexandre Barros, participação musical de Saulinho, Rômulo Zanon e Jorge Anzol e foi gravada no Rb Studio. O projeto foi contemplado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour.

As Sementes

Começou na semana passada as filmagens do curta em stop motion “As Sementes”. Um filme sobre olhar com olhos de crianças a vida no planeta.   O curta está sendo produzida pela produtora acreana Palmácea Produções e a equipe técnica (só craques do audiovisual acreano): Na direção de Isa Amsterdam; direção de arte: CSA, assistente de direção de arte: Gabriel Vitorino, fotografia: Pafy, edição e finalização: Lincoln, produção Executiva: Juliana Barros, produção: Cecília Monteiro, trilha Sonora: Mayara Rio Branco.

O projeto foi aprovado no Edital de Audiovisual 04/2021 da Lei de Emergência Aldir Blanc, por intermédio da Fundação Elias Mansour

Centenário do PCdoB

Legenda mais antiga do País, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) completa neste ano 100 anos de existência. O Partido dá a largada de seu centenário com uma vasta programação: o Festival Vermelho que se realizará na cidade de Niterói-RJ, uma sessão solene do Congresso Nacional, Exposição iconográfica na Câmara dos Deputados, seminário nacional, lançamento de vários livros e audiovisuais. Além da programação nacional, os estados e municípios, através das direções do Partido, também estão elaborando as agendas locais. O partido foi fundado em 25 de março de 1922, permaneceu na ilegalidade até 1985.

No Acre, O PCdoB será homenageado com uma sessão solene na ALEAC na quinta-feira (17), com início às 10 horas.

Chile tem primeiro casamento legal entre duas pessoas do mesmo gênero

Jaime Nazar e Javier Silva fizeram história e deram um enorme passo para a igualdade: eles são o primeiro casal gay a se casal no Chile. O casal selou a união legal assim que a lei de igualdade entrou em vigor no país latino-americano. O Chile recebeu os primeiros noivos do mesmo gênero em um cartório que está localizado na cidade de Santiago para oficializarem o matrimônio.

O momento marcou história! Na porta do Registro Civil de Providência de Santiago, os recém-casados, que estão juntos há seis anos, disseram que o sonho do casamento ficou ainda mais intensificado com a chegada dos filhos. Eles, que são pais de Clemente, de 1 ano e oito meses, e Lola María, de quatro meses, disseram que priorizavam dar direitos legais para os filhos.

Os Ministros do Governo, da Justiça e do Desenvolvimento Social estiveram presentes na cerimônia marcante de Jaime e Javier onde eles receberam primeiro livro de casamento inclusivo do Chile o qual substituiu as palavras “marido” e “esposa” por “cônjuge”, de acordo com o Cartório de Registro Civil.

Bebê a bordo

Maíra Tainá e Tiago Martins estão grávidos. No Instagram, o casal postou uma foto mostrando o resultado do teste positivo de gravidez. “Como seu primeiro ato, 2022 nos mostrou que a vida se impõe e que basta a fazer planos para ouvir a risada de Deus” disse a futura mamãe. Os avós Edvaldo Magalhães e Perpétua Almeida estão animadíssimos com a novidade e já começaram a comemorar o novo métier: de avós-coruja! Parabéns!

Arte Rautihu

Deputada Perpétua Almeida (PCdoB) caprichou no modelito no “Ato pela Terra”, organizado por Paula Lavigne e Caetano Veloso, que aconteceu no dia 10 deste mês, em Brasília.

A deputada usou uma peça da marca Farm criada em parceria com a cooperativa de arte Rautihu, de mulheres artesãs do povo Yawanawá, que traz como estampas os Kenês, grafismos sagrados de seus ancestrais que representam de animais e elementos da natureza.

O projeto, espalhado por nove aldeias às margens do rio Gregório, em Tarauacá, já chegou à Europa, tendo a França como um dos principais compradores.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost