Os deputados federais e senadores se reuniram com a governadora em exercício, Mailza Assis, e com representantes de secretarias do Estado, para debater sobre a aplicação das emendas destinadas pela bancada federal para o Acre.
A reunião aconteceu na Secretaria de Planejamento (SEPLAN), no Palácio das Secretarias e entre os secretários presentes estava o secretario de planejamento, Ricardo Brandão, o secretário de Saúde, Pedro Pascoal, o secretário de educação, Aberson Carvalho, o secretário de segurança, coronel José Américo Gaia, além de representantes da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre, José Adriano.
O secretário de planejamento, Ricardo Brandão, abriu a reunião apresentando as propostas de projetos que serão executados em todo o estado durante o mandato do atual governo. Ele destacou que o alinhamento com a bancada federal acontece em boa hora.
“Esse alinhamento com a bancada veio em boa hora. Nesses tempos não se pode perder dinheiro, em especial em uma região como esta. O compromisso do governo é transformar esses recursos em obras é melhor qualidade de vida para a população”, destacou.
O coordenador da bancada no Acre, senador Alan Rick, apresentou as ações da bancada em 2023, que passam pela dedicação na recuperação da BR-364. O senador destacou os valores das emendas destinas ao Acre em 2023.
“São mais de R$ 718 milhões em emendas destinadas e isso representa um incremento na economia do Acre. Nos investimentos na saúde, educação, nas estradas, na agricultura , dentre outros”, ressaltou.
Na ocasião, foi apresentado, também, o mapa estratégico da Agenda 10 anos do Acre, que tem como foco promover o desenvolvimento socioeconômico do estado por meio do uso de recursos naturais. O mapa tem como pilares a infraestrutura, cultura e turismo, a reinvenção das cadeias produtivas e a inovação dos ambientes de negócios.